Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Levantamento mostra que o custo de vida em São Paulo é 37,5% mais alto do que na cidade praiana | Wikimedia Commons/Pedro Angelini
Se você já teve vontade de se mudar para uma cidade com praia, mas perdeu as esperanças porque o sonho não cabe no orçamento, saiba que ainda há um jeito.
Continua depois da publicidade
Existe um lugar no Litoral Sul de São Paulo, a 77 km da capital, que oferece uma ótima qualidade de vida sem você gastar muito.
A Praia Grande, na Baixada Santista, possui um IDH de 0,754 segundo o levantamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
Com menos de duas horas de distância da Capital, a cidade litorânea também pode ser uma moradia ideal para quem quer sossego, mas não abre mão do contato com os familiares paulistanos.
Continua depois da publicidade
Segundo levantamento do Numbeo – um banco de dados online sobre as despesas médias de várias cidades do mundo – o custo de vida na cidade de São Paulo é 37,5% mais alto do que na Praia Grande.
A plataforma também mostra que é 87.3% mais caro alugar um apartamento em São Paulo do que na cidade litorânea. Em relação ao preço dos mantimentos, ele é 40% mais elevado na capital paulista.
Morar em uma cidade praiana oferece muitos benefícios para o corpo, incluindo a diminuição do estresse provocado pela rotina agitada e pelo trânsito das grandes capitais.
Continua depois da publicidade
Além disso, o contato com a praia e a água do mar proporciona momentos de relaxamento, essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Somado a isso, a exposição ao sol ativa a produção de vitaminaD na pele, que contribui para fortalecer os ossos, os dentes e o sistema imunológico.
Outro ponto positivo é que a cidade também se destaca pelas suas atrações turísticas e culturais, como o Festival de Inverno, as feiras na Praça da Paz, a Casa da Cultura e o Mercado de Peixe.
Continua depois da publicidade
De acordo com o (IBGE), o município recebe anualmente um número expressivo de moradores novos.
Em 2010, o Censo apontava cerca de 262 mil moradores. Para integrar as 103 mil novas pessoas em apenas 14 anos, a cidade precisou de mais investimento em infraestrutura urbana, incluindo a construção de novos bairros, expansão da rede de esgoto, pavimentação de ruas e melhorias no transporte público.
Hoje, Praia Grande possui em torno de 365 mil habitantes, o que mostra o interesse crescente das pessoas pelo grande desenvolvimento e qualidade de vida presentes na cidade litorânea.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade