Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Pequenos detalhes podem eliminar um candidato de um processo seletivo | Freepik
Se você está procurando emprego, mas nunca passa de fase nos processos seletivos, talvez o problema possa estar na maneira como você se porta nas entrevistas.
Continua depois da publicidade
Segundo pesquisas internacionais sobre o tema, comunicação, autoconhecimento e resolução de problemas são as principais características que um candidato deve demonstrar em uma avaliação.
Para melhorar essas habilidades, existem 6 dicas fundamentais que farão qualquer candidato se destacar nas entrevistas e conseguir bons cargos.
Para se destacar, é importante saber quais são suas próprias habilidades e defeitos. Candidatos bem-sucedidos demonstram alto nível de autopercepção, articulando com confiança suas habilidades, reconhecendo fraquezas e adaptando-se à dinâmica da entrevista.
Continua depois da publicidade
Em uma pesquisa publicada em 2024 no Sinergi International Journal of Psychology, os pesquisadores afirmam que conhecer os próprios defeitos permite que o candidato fale de suas fraquezas de modo construtivo.
“Candidatos bem-sucedidos em entrevista de emprego têm maior autoconsciência, o que lhes permite articular suas habilidades com confiança e abordar fraquezas de modo construtivo”, diz a pesquisa.
Para se candidatar a uma vaga de emprego, é importante saber exatamente quais são as funções daquele serviço e conhecer a empresa. Por isso, uma pesquisa profunda antes da entrevista é fundamental.
Continua depois da publicidade
Segundo a pesquisa “Recruiting for Success: Best Practices for Job Interviews”, de 2022, Praticar respostas para perguntas comuns, simular entrevistas com amigos ou colegas e revisar experiências anteriores aumentam a confiança e a clareza nas respostas.
Também é importante estudar o perfil da empresa. Conhecer “missão, visão e valores” da companhia permite que o candidato responda às perguntas de maneira mais objetiva com o que o recrutador está buscando.
Em um ambiente avaliativo, é fundamental estar atento à postura e aparência. Manter o contato visual, praticar escuta ativa e demonstrar interesse são pontos que diferenciam os candidatos na visão dos avaliadores.
Continua depois da publicidade
A linguagem corporal também conta. Adotar posturas abertas e confiantes antes da entrevista melhora a presença não verbal e o desempenho.
Uma pesquisa publicada no The Journal of Applied Psychology revela que “adotar ‘posturas de poder’ antes de uma entrevista de emprego pode melhorar o desempenho e aumentar a possibilidade de ser escolhido para a contratação.”
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade