Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Nova pesquisa mostrou que fruta popular pode proteger a visão | Freepik
Queridinhas por serem doces e cheias de antioxidantes, as uvas acabam de ganhar mais um motivo para estar no cardápio diário.
Continua depois da publicidade
Um novo estudo revelou que comer a fruta regularmente pode trazer benefícios diretos à visão, especialmente em pessoas mais velhas.
Em uma pesquisa pioneira, cientistas descobriram que adultos mais velhos que consumiram cerca de uma xícara e meia de uvas por dia, ao longo de quatro meses, apresentaram melhora significativa na saúde ocular.
Os resultados, publicados na revista Food & Function, mostraram que o consumo frequente da fruta influencia o acúmulo de pigmento macular, substância presente em frutas e vegetais associada à boa visão, além de outros marcadores biológicos ligados à saúde dos olhos.
Continua depois da publicidade
“Nosso estudo é o primeiro a demonstrar que o consumo de uvas impacta beneficamente a saúde ocular em humanos, o que é muito animador, especialmente com o envelhecimento da população”, explicou a autora Jung Eun Kim na publicação.
“As uvas são uma fruta fácil e acessível que, segundo estudos, pode ter um impacto benéfico em quantidades normais de apenas uma xícara e meia por dia”, complementou.
Com o avanço da idade, cresce o risco de desenvolver problemas de visão e doenças oculares.
Continua depois da publicidade
Os pesquisadores destacam que um dos fatores responsáveis por isso são os AGES, compostos prejudiciais formados quando gorduras ou proteínas se misturam com açúcar no sangue. Essas substâncias podem causar danos nos vasos da retina e prejudicar a função celular.
Por outro lado, os antioxidantes presentes em alimentos como as uvas ajudam a conter a formação dos AGES, protegendo a retina e favorecendo indicadores como a Densidade Óptica do Pigmento Macular (MPOD), medida essencial da saúde dos olhos.
Além de oferecer vitamina C, as uvas concentram compostos fenólicos, potentes antioxidantes que fortalecem as defesas naturais do organismo.
Continua depois da publicidade
Estudos já indicam que esses compostos contribuem para efeitos antienvelhecimento, anti-inflamatórios e antiproliferativos, tornando a fruta uma aliada completa, e saborosa, para a visão e o bem-estar geral.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade