Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Eles podem subir até mesmo no alto de prédios em busca de néctar | Imagem: Pexels
Muitas pessoas acreditam que beija-flores e borboletas, pequenos seres voadores e coloridos, trazem sorte e bom significado espiritual. Mas, morando no meio de uma cidade grande, como atraí-los para a sua casa?
Continua depois da publicidade
Com os grandes núcleos urbanos se expandindo cada vez mais, tanto em território quanto em altura de prédios, muitas pessoas sentem falta da vida natural e selvagem no ambiente. Mas especialistas contam que é possível atrair esses serezinhos mesmo na selva de pedra.
E não é difícil: o segredo está nas plantas que você cultiva, tanto em jardins como em ambientes internos. É o que explica Matías Romano, conservacionista e fotógrafo da natureza, para o portal Infobae. Entenda melhor.
Romano conta que para atrair animais, é preciso prestar atenção na biodiversidade do local. A biodiversidade é o conjunto de espécies de vegetais e animais que habitam certa região. E mais importante são as espécies nativas de um lugar.
Continua depois da publicidade
Para atrair borboletas e beija-flores para a sua casa, é preciso cultivar plantas que sirvam de alimento para eles, mesmo em prédios altos e terraços.
“Há muitas histórias de pessoas que plantaram uma planta específica para uma borboleta específica a dez andares de altura e a borboleta apareceu, e o mesmo aconteceu com os beija-flores”, conta o especialista.
Entre as plantas, o especialista destaca as Asclepias que atraem a borboleta-monarca. Para atrair beija-flores, opte por flores com bastante néctar, como hibiscos e hortênsias.
Continua depois da publicidade
Além das flores nativas, o especialista conta que outros dois objetos são úteis para atrair passarinhos como o beija-flor: bebedouros e abrigos. Mas instalar esses apetrechos no seu jardim requer responsabilidade:
“É preciso ter extrema responsabilidade na limpeza e garantir que não estejam sujos, porque, caso contrário, podem produzir fungos que afetam os beija-flores”, alerta Matías Romano.
As casinhas de passarinho também devem seguir alguns cuidados: a abertura não pode ser muito grande, para evitar que predadores se instalem, e também não deve ficar exposta diretamente ao sol, pois o calor pode afastar os pássaros e prejudicar filhotes.
Continua depois da publicidade
Além da crença em boa sorte, a presença da vida selvagem no dia a dia aumenta o bem estar e gera maior satisfação. Manter um ambiente seguro para borboletas, pássaros e flores é uma responsabilidade individual, mas se muitas pessoas aderirem à tendência, mesmo uma cidade cinza se torna mais agradável.
“Um grupo de pessoas conectadas com a natureza será, antes de tudo, pessoas muito mais felizes e com histórias para compartilhar, mas esse beija-flor também poderá comer um pouco em cada um desses jardins, nessas varandas, e terá uma cidade mais amigável para ele”, argumenta Romeno.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade