Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
 
								Esses vilarejos possuem diversas opções de hospedagem e podem ser o seu destino turístico nas férias | regiov/Wikemedia Commons
Minas Gerais é um dos estados mais ricos do Brasil, tanto em belezas naturais quanto em patrimônio histórico.
Continua depois da publicidade
A seguir, descubra cinco vilarejos que reúnem paisagens deslumbrantes, arquitetura preservada, gastronomia típica e um artesanato cheio de identidade.
Localizada na cidade de Augusto de Lima, a vila de Santa Bárbara é pouco povoada e relativamente isolada.
Por isso, ela é pouco conhecida por rotas turísticas tradicionais, mas conserva atrativos perfeitos para uma escapada de final de semana.
Continua depois da publicidade
Os maiores destaques dessa região são as cachoeiras, as águas termais e a Serra do Espinhaço.
Além do resort principal, a Vila de Santa Bárbara conta com opções de hospedagem mais simples, em chalés e pousadas, para quem busca uma experiência mais tranquila.
O vilarejo de Milho Verde pertence ao município de Serro, e também é famoso pela Serra do Espinhaço e pelas diversas cachoeiras.
Continua depois da publicidade
Além disso, essa vila possui uma forte tradição católica, com diversas igrejinhas servindo como ponto turístico e histórico.
Assim como em Santa Bárbara, as hospedagens em Milho Verde são predominantemente pousadas e casas de temporada. Mas elas são cheias da atmosfera rústica e aconchegante que é própria da região.
Bichinho é o nome popular de Vitoriano Veloso, um charmoso distrito do município de Prados. 
Uma das explicações para o apelido é que ele teria surgido a partir de uma imagem de Nossa Senhora da Penha de França, presente na igreja local. 
Continua depois da publicidade
A escultura trazia um pequeno lagarto aos pés da santa, o que fez com que ela ficasse conhecida popularmente como Nossa Senhora do Bichinho.
Outra hipótese é que Bichinho era um apelido informal para o próprio Vitoriano Gonçalves Veloso, o inconfidente que deu nome ao vilarejo.
Essa região é famosa por museus, artesanato diversificado e rica gastronomia, além de paisagens naturais incríveis.
Continua depois da publicidade
O vilarejo oferece diversas pousadas que proporcionam uma sensação de lar, e muitas possuem estruturas de lazer como piscina e jardim.
Cocais é um pequeno distrito localizado na cidade de Barão de Cocais. Suas principais atrações incluem montanhas e cachoeiras, assim como a arquitetura colonial, composta por sobrados e igrejas antigas.
Por lá também fica o Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, onde você pode encontrar pinturas rupestres pré-históricas que guardam registros da presença humana na região.
Continua depois da publicidade
As opções de hospedagem em Cocais incluem pousadas charmosas e alguns hotéis que se adequam à atmosfera interiorana e de montanha da região.
Assim como Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras fica no município de Serro. O vilarejo é famoso por sua beleza natural e arquitetura colonial, oferecendo uma experiência de tranquilidade e contato com a história mineira.
Ele também se destaca pela diversidade de cachoeiras, cultura artesanal e gastronomia própria da região.
Continua depois da publicidade
As opções de hospedagem vão desde estabelecimentos com infraestrutura completa até casas de hóspedes mais simples e aconchegantes, muitas vezes situadas em locais com vistas para as montanhas e próximos a trilhas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade