A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 19 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Conheça a 'Terra das Cachoeiras' que fica pertinho de São Paulo

Município possui mais de 30 atrativos mapeados

Jenny Perossi

19/11/2025 às 06:15

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
São cachoeiras para todos os gostos

São cachoeiras para todos os gostos | Imagem: Divulgação carrancas.com.br

O que é melhor para relaxar, se refrescar no verão e se conectar com a natureza do que uma boa cachoeira? E nesta cidade, conhecida como “terra das cachoeiras”, há dezenas para escolher.

Continua depois da publicidade

Poço das esmeraldas é lindo! Imagem: Divulgação carrancas.com.br
Poço das esmeraldas é lindo! Imagem: Divulgação carrancas.com.br
Cachoeira do Índio é perfeita para levar crianças. Imagem: Divulgação carrancas.com.br
Cachoeira do Índio é perfeita para levar crianças. Imagem: Divulgação carrancas.com.br
São cachoeiras para todos os gostos. Imagem: Divulgação carrancas.com.br
São cachoeiras para todos os gostos. Imagem: Divulgação carrancas.com.br

Estamos falando de Carrancas, município a cerca de cinco horas de carro da capital paulista. Segundo o IBGE, a cidade possuía cerca de apenas 4 mil habitantes em 2022, mas é um dos pólos turísticos de Minas Gerais.

Isso por causa de sua grande variedade de cachoeiras, mirantes, serras, grutas e outras formações naturais de tirar o fôlego. São mais de 30 atrações mapeadas e mais de 60 atrativos naturais. Saiba mais sobre o que fazer em Carrancas.

Grande variedade 

Carrancas se destaca por possuir uma variedade imensa de passeios. Enquanto grutas escuras e trilhas irregulares desafiam os mais chegados em aventura, cachoeiras “toboágua” com acesso por trilhas mais simples são perfeitos para a família.

Continua depois da publicidade

Entre as principais atrações, destacamos:

  • Cachoeira do Índio: cachoeira baixa ótima para levar crianças, possui um rio que dá para nadar.
  • Cachoeira da Zilda: Essa é mais adequada para quem está preparado para aventuras. O acesso para a cachoeira se dá por uma trilha de dificuldade média, mas que compensa todo o esforço com uma vista no final de tirar o fôlego.    
  • Poço das Esmeraldas: Belo poço de águas cristalinas e tranquilas, onde é possível nadar e até mergulhar. Possui uma cachoeira também, mas é uma queda d’água baixa.

Confira mais cachoeiras no site Carrancas.com.br.

O que prestar atenção

Boa parte das diversas cachoeiras de Carrancas estão em terrenos particulares, então separe uma quantia de dinheiro para pagar pelas entradas. No Poço das Esmeraldas, por exemplo, a entrada custa 10 reais. No parque que dá acesso para a Cachoeira da Zilda, o custo sobe para 40 reais por pessoa.

Continua depois da publicidade

Pesquise antes de viajar para Carrancas e prepare um roteiro perfeito para o seu interesse: levar a família, passeio romântico ou aventuras no meio da natureza. 

A cidade também fica na Estrada Real, que levava o ouro de Minas para Paraty durante o Império. Que tal incluir um pouco de tranquilidade no seu próximo passeio histórico do Ciclo do Ouro. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados