Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Paranapiacaba conserva toda a história de São Paulo. | Imagem: Mílton Jung/Flickr
Quer ter um gostinho de Londres antiga, como nos livros de Charles Dickens e outros famosos escritores, sem sair de São Paulo? Saiba que visitando esse distrito de Santo André você pode!
Continua depois da publicidade
Estamos falando de Paranapiacaba, cidade que fica a apenas 60 km da capital paulista. A cidade foi planejada por imigrantes ingleses no Brasil, e foi o primeiro centro urbano do Sistema Ferroviário da Serra do Mar.
Suas casas possuem as fachadas tombadas, o que preserva a arquitetura da época e a atmosfera londrina do local. Saiba mais sobre Paranapiacaba.
As construções de Paranapiacaba datam da segunda metade do século 19, quando a empresa São Paulo Railway ganhou a concessão para fazer a primeira ferrovia do Estado. O engenheiro Daniel Makinson Fox foi incumbido do projeto.
Continua depois da publicidade
A estação ferroviária de Paranapiacaba segue a arquitetura européia, assim como a Estação da Luz. A principal função da ferrovia era levar o café paulista para o Porto de Santos, onde era comercializado e exportado.
Além da estação, o pátio conta com uma passarela metálica e um relógio construído por James William Benson. O local forma uma paisagem única, juntando a arquitetura londrina com a vegetação de Mata Atlântica, e é perfeito para tirar fotos.
Como fica na região da Serra do Mar, Paranapiacaba é frequentemente tomada pela neblina, o que contribui para a atmosfera mágica do local.
Continua depois da publicidade
Outra curiosidade sobre essa cidade erguida em 1860 é que ela possui um dos primeiros campos de futebol do país. Conta-se que a formação dos clubes Sociedade Recreativa Lyra da Serra e do Serrano Atlético Clube foram incentivados pela São Paulo Railway
Os clubes se uniram no Clube União Lyra Serrano, e conta-se que por causa da densa neblina que cobre a cidade, os jogadores desenvolveram um “sexto sentido” baseado na audição.
Paranapiacaba é um local cercado de mistérios. Considere visitar no inverno, para ter a verdadeira experiência da Londres vitoriana paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade