Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
								Apesar de ter muitos parques cheios, ainda é possível encontrar lugares calmos para pedalar na cidade de São Paulo | Pexels
Andar de bicicleta é um nos exercícios mais fáceis e saudáveis da atualidade. É um esporte simples para o qual você só precisa de uma magrela e alguns itens básicos de segurança, como capacete e luvas. Para quem quer começar a se aventurar na prática, a Gazeta indica 5 lugares perfeitos para você pedalr na capital paulista. Confira abaixo.
Continua depois da publicidade
Pouca gente conhece, mas nas extremidades da Marginal Pinheiros, sentido zona sul, há um parque dedicado à prática de ciclismo que ainda é pouco usado. O local tem 17km de pistas para pedalar.
Parque Bruno Covas. Foto: DivulgaçãoO asfalto é novo e praticamente todo plano. Os pneus da bicicleta deslizam com facilidade e não há muitos ciclistas no local.
Ao fim do parque, já próximo à região de Santo Amaro, a pista vai ficando mais silenciosa e ainda mais privativa. As árvores “abraçam” a ciclovia formando um túnel verde, totalmente natural.
Continua depois da publicidade
Na zona oeste da Capital, o campus da Universidade de São Paulo é uma opção ainda pouco explorada por ciclistas iniciantes. Apesar de sempre contar com atletas profissionais pedalando em alta velocidade, o local dispõe de ciclovias para quem está começando.
As pistas para bicicletas na USP são, por incrível que pareça, pouco usadas pelos estudantes universitários. Uma das razões é que, em alguns trechos, são íngremes e exigem um pouco de esforço.
Apesar da aparente limitação, o passeio compensa. O campus é repleto de árvores de diversas espécies que fazem o visitante se sentir próximo à mata.
Continua depois da publicidade
Há também a raia olímpica que dá a sensação de estar próximo a um rio natural preservado. O canto dos pássaros e a aparição de alguns macacos de pequeno porte completam a sensação de imersão na natureza.
Cidade Universitária, no Butantã. Foto: USP ImagensApesar de estar um pouco afastado da Capital, o Parque Ecológico do Tietê ainda é considerado um oasis para quem gosta de pedalar tranquilo, sem muita gente em volta.
Um dos motivos é o seu tamanho. São, incríveis, 14 milhões de metros quadrados e 14 km de ciclovia (na área externa do centro de lazer). O local conta ainda com serviço de aluguel de bicicletas.
Continua depois da publicidade
As crianças costumam adorar o local, já que ele também oferece alguns passeios dedicados, como a volta em trenzinho que custa R$ 5.
Assim como o parque Bruno Covas, este também se localiza às margens de uma rodovia. No caso, a Ayrton Senna.
Parque Ecológico do Tietê tem 14km de ciclovias. Foto: DivulgaçãoConfira abaixo como chegar em cada um dos locais.
Continua depois da publicidade
Para chegar de carro ao Parque Bruno Covas de bicicleta há um mapa explicativo que facilita a chegada e evita problemas. Veja o guia de acesso neste link.
Para quem vai de carro é necessário procurar pelo acesso na Usina São Paulo. A dica é colocar “Emae” como destino no aplicativo de mapas. Depois, siga as orientações a seguir:
1) Na Marginal Pinheiros sentido Interlagos, logo depois da Ponte Cidade Jardim, mantenha-se na pista expressa e passe por baixo da Ponte Ary Torres;
Continua depois da publicidade
2) Mantenha-se na pista da esquerda até ver o Shopping Cidade Jardim;
3) Atenção: ao ver a placa “Entrada de caminhões” e “Emae”, pegue a saída à esquerda;
4) Faça a curva à esquerda e estacione próximo à guarita do parque.
Continua depois da publicidade
Nesse espaço é possível chegar com a família e/ou amigos para alugar as bicicletas. Em breve, o parque terá um estacionamento definitivo.
Já o campus da USP tem diversas entradas diferentes para quem chega de bicicleta e três para quem chega de carro.
Para quem vem pedalando, o melhor caminho é pela estação de trem da Linha 9 Esmeralda, Cidade Universitária. Após desembarcar da estação, pela saída superior, basta virar a esquerda e seguir pela passarela, cruzando o rio, para avistar o campus à direita.
Continua depois da publicidade
Para quem vai de carro, os endereços dos portões estão a seguir:
Se sua intenção é chegar ao parque pedalando, o melhor caminho é fazer descer na estação da Cptm, Engenheiro Goulart, caminhando até a entrada do parque.
Para quem vai de carro, o endereço do local é rua Gira Acangatara,70, Cangaíba – São Paulo – SP.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade