A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 04 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Conheça os 5 exercícios que mais impulsionam a perda de peso

Educadores físicos indicam os melhores exercícios para quem quer emagrecer com saúde

Julia Teixeira

04/08/2025 às 21:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Atividades físicas aeróbicas e intensas podem queimar até mil calorias por hora

Atividades físicas aeróbicas e intensas podem queimar até mil calorias por hora | Foto: Reprodução/Freepik

Praticar atividades físicas com alto gasto calórico é uma boa estratégia para quem está no processo de emagrecimento. 

Continua depois da publicidade

Em entrevista para o Metrópoles, o educador físico Rafael Correa, da academia UPX Sports, explica que os melhores exercícios para queimar calorias são os aeróbicos. “Entre os exercícios que mais auxiliam na perda de peso estão a corrida, as lutas, a natação, a musculação e as aulas funcionais”. 

O educador físico Zair Cândido de Oliveira Netto, coordenador do curso de Educação Física da Universidade Positivo, destaca ao Metrópoles que também é importante conjugar a intensidade da prática e sua duração se o objetivo for o emagrecimento.

“As atividades físicas facilitam o processo de emagrecimento, mas devem ser executadas de maneira planejada, uma vez que precisam estar encaixadas dentro do cotidiano das pessoas”, afirma o professor.

Continua depois da publicidade

Dentre as atividades físicas que mais queimam calorias, destacam-se:

Corrida:

Netto explica que, durante uma sessão de corrida, o corpo utiliza uma grande quantidade de energia para manter o ritmo e a resistência necessários para o exercício. A atividade pode resultar em um aumento significativo no gasto calórico, que pode chegar a até 700 calorias por hora.
Corrida: Netto explica que, durante uma sessão de corrida, o corpo utiliza uma grande quantidade de energia para manter o ritmo e a resistência necessários para o exercício. A atividade pode resultar em um aumento significativo no gasto calórico, que pode chegar a até 700 calorias por hora.
Caminhada:

Por mais que esse exercício seja menos intenso que a corrida, a caminhada é uma forma acessível e eficaz de queimar calorias. Ela pode queimar até 550 calorias por hora, dependendo da velocidade, inclinação do terreno e características pessoais.
Caminhada: Por mais que esse exercício seja menos intenso que a corrida, a caminhada é uma forma acessível e eficaz de queimar calorias. Ela pode queimar até 550 calorias por hora, dependendo da velocidade, inclinação do terreno e características pessoais.
Dança:

Rafael Correia afirma que a dança é uma maneira vibrante e divertida de queimar calorias. Durante, por exemplo, uma aula de zumba, o corpo se envolve em movimentos coordenados que demandam energia, força e resistência. Em uma hora de atividade, é possível queimar até 600 calorias.
Dança: Rafael Correia afirma que a dança é uma maneira vibrante e divertida de queimar calorias. Durante, por exemplo, uma aula de zumba, o corpo se envolve em movimentos coordenados que demandam energia, força e resistência. Em uma hora de atividade, é possível queimar até 600 calorias.
Natação:

A natação oferece alto gasto calórico e muitos benefícios para a saúde. Durante a natação, o corpo trabalha intensamente para vencer a resistência da água. A atividade permite que músculos de todo o corpo sejam trabalhados.

Além de queimar calorias, a natação fortalece os músculos, melhora a resistência cardiovascular e ajuda na tonificação corporal. A média de gasto calórico por hora chega a 600 calorias.

Fotos: Reprodução/Freepik
Natação: A natação oferece alto gasto calórico e muitos benefícios para a saúde. Durante a natação, o corpo trabalha intensamente para vencer a resistência da água. A atividade permite que músculos de todo o corpo sejam trabalhados. Além de queimar calorias, a natação fortalece os músculos, melhora a resistência cardiovascular e ajuda na tonificação corporal. A média de gasto calórico por hora chega a 600 calorias. Fotos: Reprodução/Freepik

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados