Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Comemore, mas não se passe! | Imagem: Pexels
Chega o final do ano, e com ele, o momento de confraternizar com os colegas de empresa e comemorar os resultados. Mas cuidado, não se passe na comemoração, pois pode gerar uma demissão por justa causa.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal Eichenberg Lobato Abreu e Associados, “dispensa por justa causa não é receita de bolo que pode ser aplicada indistintamente". Mas a postura do funcionário e o que acontece fora do ambiente profissional podem sim justificar um desligamento da empresa.
Confira então algumas dicas do que não fazer na festa da empresa para evitar uma demissão por justa causa.
Ficar bêbado, por si só, não deve gerar uma demissão, principalmente se a própria festa possuir álcool. Contudo, a possibilidade de falar uma besteira que possa gerar demissão ou passar uma vergonha feia na frente do chefe é bem maior depois de muita cerveja.
Continua depois da publicidade
Manere no álcool, lembre-se do seu limite, beba água e não fique de barriga vazia!
O antigo ditado já dizia: “onde se faz o pão, não se come a carne”. É um ambiente profissional, não é o momento adequado para tentar novas aventuras amorosas.
Fazer investidas inadequadas, especialmente quando há álcool envolvido, pode além de levar a uma demissão, ser caracterizada como assédio sexual. Jamais faça.
Continua depois da publicidade
Desde maconha até sintéticos, não utilize nenhuma substância ilícita durante a confraternização da empresa. Caso pego, a demissão é certa.
Lembre-se: no ambiente corporativo, o respeito interpessoal deve imperar acima de tudo. Não faça piadas sobre a aparência das pessoas, muito menos sobre gênero, opção sexual, cor, religião ou qualquer aspecto que possa caracterizar preconceito.
Comentários sobre a vida pessoal de alguém, até mesmo exposição de sua própria vida pessoal, podem levar a uma demissão por justa causa. Não faça.
Continua depois da publicidade
Pode parecer óbvio, mas todo mundo possui direito à privacidade. Não fotografe os outros sem autorização, muito menos poste em redes sociais.
Seguindo essas dicas, e lembrando de manter a compostura, o bom-senso e a dignidade pessoal a todo momento, você evita fazer feio e ser demitido por isso. Que tal aproveitar a oportunidade e se aproximar, educadamente, daquele superior que pode te dar uma promoção?
Também vale ficar atento às regras do seu contrato, que costumam definir condutas aceitáveis no ambiente profissional, como mostram as orientações sobre direitos trabalhistas e faltas justificadas e os cuidados necessários para manter uma boa postura em situações corporativas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade