Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dormir com a janela aberta pode fazer mal para o corpo humano | Imagem gerada por IA
Em dias de calor, para quem não tem ar-condicionado, abrir as janelas acaba sendo a alternativa mais usada para se refrescar.
Continua depois da publicidade
No entanto, de acordo com um estudo do cardiologista Thomas Münzel, essa opção pode estar prejudicando seu corpo.
Trabalhando junto com sua equipe na Universidade Johannes Gutenberg, em Mainz, na Alemanha, Münzel analisou como o barulho das ruas afeta a saúde e concluiu que os ruídos durante a noite prejudicam mais do que se imaginava antes.
Mesmo que o barulho noturno não chegue a nos acordar, ele ainda pode ser prejudicial. Isso acontece porque o som constante faz o corpo liberar hormônios ligados ao estresse.
Continua depois da publicidade
Com o tempo, essa liberação contínua pode causar aumento do colesterol, pressão alta e afetar a saúde do coração.
Dormir com a janela aberta à noite, por exemplo, deixa o corpo exposto a esse tipo de estresse sem que a gente perceba. Ou seja, mesmo que não acordemos com o barulho do trânsito, o organismo ainda reage a ele de forma automática.
A pesquisa descobriu que o barulho provoca uma reação de estresse no organismo, ativando o sistema nervoso simpático.
Continua depois da publicidade
Isso leva a um aumento na liberação de substâncias como catecolaminas, cortisona e angiotensina II, que acabam causando alterações no funcionamento dos vasos sanguíneos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, sons acima de 65 decibéis já podem fazer mal à saúde.
Para se ter uma ideia, o barulho de um carro passando por uma janela aberta pode alcançar 70 decibéis. Por isso, quem vive em áreas com muito movimento deve evitar dormir com a janela aberta ou usar protetores de ouvido como forma de cuidado durante a noite.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade