Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
								Home office virou comum após a pandemia | Freepik
Desde que o home office virou parte do cotidiano de milhões de brasileiros, o lar precisou de adaptações para ganhar mais produtividade. Diante deste cenário, o mercado de construção civil adequou as plantas, criando novas tendências de decoração e estilo.
Continua depois da publicidade
“A chave para um ambiente harmônico é pensar em organismo flexível: que respeita o descanso e estimula a concentração. Tudo sem perder a identidade do morador”, explica Ana Paula Caramico, Gerente de Incorporação e Projetos Executivos da BRN Construtora.
Pensando nisso, a executiva, que também soma experiência em projetos residenciais com foco em racionalização e performance, seleciona quatro tendências de decoração para aumentar a produtividade sem perder o bem-estar de casa.
Mais do que funcionalidade, a casa precisa acolher. O conceito de casa-refúgio valoriza texturas suaves, iluminação quente, tecidos naturais e elementos que remetem ao bem-estar (velas, plantas, madeira e aromas).
Continua depois da publicidade
Mesmo o ambiente de trabalho pode incorporar essas características em móveis e objetos, criando um espaço mais humano e menos corporativo.
Na contramão do neutro, o "dopamine decor" é uma tendência de decoração vibrante e despojada que usa cores e objetos afetivos para despertar emoções positivas.
A ideia é trazer estímulo sensorial de forma controlada e energizante, por meio de uma cadeira colorida no home office, uma parede com tom vibrante ou quadros com memórias felizes.
Continua depois da publicidade
Mesclar materiais naturais com acabamentos sofisticados é uma tendência que vem ganhando força nos projetos contemporâneos.
O estilo “natural chic” aposta em madeira, formas orgânicas, fibras, linho e uma cartela de tons terrosos, sempre com um toque de elegância e tecnologia. Essa estética ajuda a conectar o morador com a natureza e modernidade, essenciais para áreas que demandam concentração e relaxamento.
O minimalismo é tendência de decoração atemporal, que prioriza a funcionalidade dos ambientes com elegância. Itens utilitários, paleta neutra e organização favorecem o foco e evitam distrações visuais, que também contribuem para a sensação de bem-estar no dia a dia.
Continua depois da publicidade
Para quem está redecorando ou planejando seu novo lar, a dica é pensar nos ambientes de forma multifuncional, mas sem abrir mão do estilo. “A casa ideal é aquela que acolhe e acompanha a rotina do morador, com ambientes que se conectam de forma harmônica e lúdica”, conclui Ana Paula Caramico.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade