Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O inhame é rico em diosgenina, composto que ajuda no fortalecimento da memória e do aprendizado | Pexels
Por fora, ele tem uma casca dura e irregular, difícil de descascar. Por dentro é branco. Este alimento é nativo da África Ocidental, América do Sul, África, Antilhas e Ilhas do Pacífico. Na Espanha, é um dos alimentos mais consumidos nas Ilhas Canárias. Pode ser consumido assado, cozido, líquido, em forma de caldo ou suco.
Continua depois da publicidade
Possui baixo índice glicêmico por conter carboidratos complexos e ser rico em fibras alimentares. Neste texto, iremos abordar todas as propriedades nutricionais do inhame e seus benefícios para a saúde.
De acordo com um relatório da Biblioteca Nacional de Medicina, uma porção de inhame fornece 20% dos micronutrientes importantes para a saúde óssea e cardiovascular. Outra propriedade interessante do inhame é a diosgenina, um fitoesteróide com estrutura similar a hormônios como o estradiol e progesterona.
A diosgenina serve como base para a produção sintética de hormônios esteroides, estudada por seu potencial no tratamento de desequilíbrios hormonais, alívio de sintomas da menopausa e TPM, e até em outras doenças como câncer e aterosclerose.
Continua depois da publicidade
Além de ser um composto que fortalece o crescimento neuronal e a memória, bem como as habilidades de aprendizagem.
O inhame também reduz o apetite e ajuda na perda de peso. Contribui ainda para a saúde digestiva. Além disso, contém fibras, que ajudam a regular os movimentos intestinais. É uma fonte de energia para atletas.
Fornece vitamina C, vitamina A e vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, ácido fólico, ácido pantotênico e niacina) e, quanto aos minerais, contém potássio, manganês, cobre, cálcio, ferro e fósforo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade