Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Existem plantas de fácil cultivo que podem afastar um dos problemas mais comuns para quem cuida de jardins | PumpkinSky/Wikimedia Commons
As pragas e insetos são problemas comuns para a maioria das pessoas que cuidam de plantas. Lagartas, caracóis, cochonilhas e besouros, por exemplo, são especialistas em fazer furos nas folhas e estragar a beleza dos jardins.
Continua depois da publicidade
Mas você não precisa gastar rios de dinheiro com inseticidas artificiais. Em vez disso, prefira cultivar plantas que naturalmente mantêm esses parasitas longe.
Belíssima e funcional, a lavanda pode te ajudar a decorar a sua casa e ainda a afastar pragas indesejadas.
Para cultivá-la, o ideal é deixar o vaso em uma área mais reservada, de preferência próxima às janelas.
Continua depois da publicidade
Sua parente próxima, a alfazema, também pode ser utilizada como repelente, pois as duas possuem um aroma forte e indesejado pelas pequenas criaturas.
Outra planta com ação repelente é o boldo. Muitos o conhecem pelas propriedades medicinais em problemas digestivos ou do fígado, mas o boldo também possui um gosto amargo que afasta as pragas.
Uma vantagem extra é que, além dos insetos que tentam atacá-lo, o boldo pode ajudar a manter os mosquitos longe da sua cozinha por causa do cheiro característico.
Continua depois da publicidade
Basta deixar o vaso em locais estratégicos, como próximo à pia ou lixeira, junto às janelas ou na porta de entrada.
O nome parece esquisito, mas os poderes dessa erva tailandesa surpreendem. Conhecida pelo cheiro forte e sabor amargo, ela ajuda a repelir insetos, que não gostam do aroma e do gosto das suas folhas.
A andrographis pode ser cultivada tanto na terra quanto em vasos. Se você optar pela segunda opção, prefira colocá-la em varandas ou peitoris de janelas.
Continua depois da publicidade
O diferencial do manjericão é que pode ser usado tanto na culinária quanto como repelente para insetos. Além disso, ele é facilmente cultivado na horta ou em pequenos vasos.
Para uma planta saudável, forneça bastante luz solar, mantenha o solo úmido sem encharcar e faça podas regulares nas pontas dos ramos.
Conhecida pela facilidade de cultivo, a Citronela se adapta bem a vasos e canteiros. Bastam cuidados básicos como regas regulares e exposição ao sol diária.
Continua depois da publicidade
Outra dica é ficar atento para não confundir a citronela com o capim-limão ou o capim-cidreira, pois apesar de serem visualmente parecidos, o capim não possui as mesmas propriedades repelentes da citronela.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade