Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A má digestão afeta diretamente o dia a dia | Freepik
Barriga inchada, azia, náuseas. Todos esses são sintomas da dispepsia, a famosa má digestão, e podem incomodar no dia a dia. O que muitos não sabem é que não são só remédios que servem para aliviar esses desconfortos, alguns produtos naturais também são úteis nesse função.
Continua depois da publicidade
A má digestão, em geral, não apresenta grandes riscos à saúde. Ela pode ser causada por hábitos diários como comer rápido demais, ingerir muita fritura e sentir-se estressado ou ansioso. Apesar disso, é importante procurar um médico sempre que os sintomas ficarem frequentes.
A nutricionista Tatiana Zanin, do portal Tua Saúde, indica algumas ervas e alimentos que ajudam a disfarçar os sintomas da dispepsia. Utilizadas da maneira correta e com cautela, elas melhoram o dia a dia de quem sofre de má digestão. Veja agora algumas receitas naturais!
O suco de maçã preparado com água com gás é eficiente para aliviar problemas decorrentes da digestão lenta. Ele pode ajudar a prevenir os gases acumulados e a sensação de estufamento.
Continua depois da publicidade
Isso acontece porque a maçã possui uma substância chamada pectina, que, ao ter contato com água, forma uma espécie de gel ao redor do estômago. Para fazer o suco, basta bater suas maçãs no liquidificador (sem água) e acrescentar 50 ml de água gaseificada no final.
A erva de capim-limão tem propriedades que relaxam os músculos do estômago, deixando as contrações mais lentas. Isso permite uma digestão mais lenta e evita o mal estar.
Além disso, o chá também serve como um calmante, aliviando as dores causadas pela ansiedade. Para fazer a receita, basta ferver a erva em água por cerca de cinco minutos. Em momentos de desconforto, é indicado beber pequenas quantidades de 15 a 20 minutos.
Continua depois da publicidade
Tanto o chá de hortelã puro quanto a mistura dessa erva com chá verde são ótimas opções para tomar depois das refeições. Essas receitas estimulam a produção dos ácidos estomacais, aliviando a sensação de estufamento.
Para chá de hortelã puro, basta colocar a erva em infusão de água quente e esperar cerca de dois minutos. Para o chá verde, o processo é o mesmo, mas deve-se adicionar a erva específica para essa bebida junto do hortelã.
Além de delicioso, o suco de abacaxi com mamão forma uma combinação excelente para a digestão. O abacaxi possui a enzima bromelina, que melhora o funcionamento de todo o aparelho digestivo. Já o mamão é rico em papaína, substância que estimula os movimentos intestinais, facilitando a expulsão das fezes.
Continua depois da publicidade
Para fazer o suco, é necessário bater no liquidificador três fatias de abacaxi e duas de mamão, junto com um copo (200 ml) de água. Para ficar ainda mais completo, você pode adicionar uma colher de sopa de levedura de cerveja na mistura.
Apesar do gosto desagradável para a maioria, o chá de boldo é uma ótima opção para aliviar os desconfortos gástricos. A erva estimula o sistema digestivo e possui propriedades desintoxicantes.
O chá deve ser feito bem diluído. Adicione uma colher de sopa de folhas de bolso em um litro de água fervente. Quem tem desconfortos gástricos constantemente pode tomar o chá de boldo antes e depois das refeições.
Continua depois da publicidade
É importante ressaltar que sentir dores no abdômen ou outros sintomas da má digestão todos os dias não é normal. Caso isso aconteça, procure acompanhamento médico e tome os remédios indicados corretamente. Todas as receitas naturais não servem como tratamentos, apenas aliviam os sintomas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade