Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Medir com frequência é mais importante para essas populações | Freepik
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 25% dos brasileiros adultos são hipertensos. O relatório também indica que entre homens a porcentagem é 5% maior. Você conhece os sinais de pressão alta?
Continua depois da publicidade
Segundo o cardiologista Luiz Sérgio, “pressão arterial aumentada não apresenta sintomas”. Por isso, é responsável por diversas mortes no Brasil e ao redor do mundo.
Contudo, a hipertensão mostra alguns sinais, e está relacionada a outras doenças. Além disso, é fácil de tratar com os medicamentos certos. Aprenda a reconhecer os sinais!
A pressão arterial pode se manter alta por muito tempo sem que o paciente perceba. Apenas quando ela sobe bastante é que os sintomas aparecem, segundo a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde.
Continua depois da publicidade
A hipertensão é considerada quando a medição ultrapassa os 140 por 90 mmHg com frequência. Quando ela sobe muito, podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
Nesses casos, é mais fácil de reconhecer a pressão alta. Contudo, ela ainda é prejudicial mesmo quando não desenvolve sintomas.
Segundo Luiz Sérgio, “a única forma de saber se alguém tem pressão elevada é medindo com regularidade”. Pessoas acima de 20 anos devem medir a pressão pelo menos uma vez por ano. Pessoas com histórico de pressão alta na família devem medir duas vezes por ano.
Continua depois da publicidade
Algumas populações também possuem o risco aumentado para hipertensão e devem tomar mais cuidado. A doença é mais frequente entre pessoas negras, homens e mulheres acima de 50 anos e diabéticos.
Para evitar desenvolver pressão alta, e desenvolver os problemas de saúde relacionados a ela, é preciso largar comportamentos de risco. Os principais deles são:
Mantendo hábitos alimentares saudáveis, parando de fumar, moderando no álcool e praticando exercícios físicos, você evita desenvolver essa doença silenciosa e perigosa.
Continua depois da publicidade
A Biblioteca do Ministério da saúde também alerta que estresse é um fator de risco para hipertensão. Não menospreze a sua saúde mental, e busque ajuda psicológica profissional sempre que necessário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade