Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Fruta cítrica bem comum no Brasil, o kiwi é consumido principalmente misturado de outras frutas quando o objetivo é chegar a um sabor mais azedo | Stockking/Freepik
A premissa de que "a hora de dormir é sagrada" é verdadeira e deve ser seguida sempre que possível. Afinal, com uma boa noite de sono, é possível recuperar seu corpo do cansaço do dia e acordar "zerado" para o dia seguinte.
Continua depois da publicidade
Quando há uma interrupção do sono, associado a fatores como a insônia, a correria do dia a dia ou algum hábito ruim, o processo de adormecimento pode se tornar algo muito difícil.
Pensando nisso, pequenas alterações na rotina podem ajudar a relaxar e conseguir descansar. O consumo de uma fruta, por exemplo, pode ser um grande auxiliar para melhorar a qualidade do sono: o kiwi. Saiba mais abaixo.
Fruta cítrica bem comum no Brasil, o kiwi é consumido principalmente misturado de outras frutas quando o objetivo é chegar a um sabor mais azedo. É rico em vitamina C, vitamina K, potássio, fibra e antioxidantes.
Continua depois da publicidade
Além destes fatores, um estudo realizado pela Universidade Médica de Taipei, em Taiwan, apontou indícios que o kiwi pode melhorar o início, a duração e a eficiência do sono em adultos com problemas para dormir não diagnosticados.
Para o desenvolvimento da pesquisa, foram selecionadas 24 pessoas (dois homens e 22 mulheres) com idades entre 20 e 55 anos. Todos os participantes consumiram dois kiwis uma hora antes de dormir, todas as noites, durante quatro semanas.
O resultado apontado no fim do teste foi que o tempo total de sono subiu em 13,4% e a eficiência dele cresceu em 5,41%.
Continua depois da publicidade
Outro estudo, este financiado pela Zespri International, o maior comerciante mundial de kiwis, descobriu que pessoas que comeram, todas as noites por duas semanas, dois kiwis cerca de uma hora antes de dormir, tiveram melhorias no início, duração e eficiência do sono.
Segundo os autores da pesquisa, estas descobertas foram atribuídas, em parte, aos antioxidantes presentes na fruta. Contudo, ainda não existem estudos extensos que recomende, efetivamente, o consumo do kiwi como tratamento eficaz para os distúrbios do sono.
Sendo assim, quem busca melhorar a qualidade do seu sono pode aproveitar este hábito, o aliando a outras mudanças positivas para a hora de dormir.
Continua depois da publicidade
O mais importante é a regularidade dos hábitos saudáveis. Ter um horário fixo para dormir e acordar, por exemplo, é algo que ajuda o cérebro a se condicionar com a rotina, o que torna o sono mais proveitoso e natural.
Para regular o ritmo circadiano, é preferível se expor ao sol já nas primeiras horas da manhã, dando as vitaminas necessárias ao corpo.
Evitar uma luminosidade forte durante a noite, principalmente duas horas antes de dormir, facilita a liberação do hormônio da escuridão, que é a melatonina.
Continua depois da publicidade
O ideal para facilitar o sono é utilizar um abajur ou uma luz mais fraca para facilitar o sono. Evitar o uso de dispositivos eletrônicos em mais de uma hora antes de dormir também deve facilitar o adormecimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade