A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 01 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Estudo de SP revela que abdominal não queima barriga; veja o que funciona

Chega de focar só nos abdominais! Saiba qual é a estratégia mais eficaz para perder gordura e fortalecer o seu corpo de forma inteligente

Julia Teixeira

01/10/2025 às 20:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo especialista fazer mil abdominais não vai te dar a barriga dos sonhos

Segundo especialista fazer mil abdominais não vai te dar a barriga dos sonhos | Freepik

Ao começar a se exercitar, o desejo de emagrecer na barriga é uma das principais motivações. Por isso, muitas pessoas recorrem aos exercícios abdominais com a meta de queimar a gordura localizada.

Continua depois da publicidade

No entanto, o professor da USP, José Carlos Farah, traz um alerta importante: focar apenas nos abdominais não vai reduzir a barriga, pois o corpo age de maneira global na perda de gordura.

@@NOTICIA_GALERIA@@

Qual é a função real da musculatura abdominal?

Antes de tudo, é fundamental entender o papel dessa região. A musculatura abdominal não serve primariamente para "derreter" a gordura, mas sim para a sustentação dos órgãos internos, mantendo-os em seus devidos lugares.

Além disso, ela atua em conjunto com a musculatura lombar, sendo uma parte essencial para a manutenção da postura e o alinhamento da coluna vertebral.

Continua depois da publicidade

Farah explica que "são músculos antagonistas e equilibram as forças, mantendo a saúde da coluna vertebral, que previne hérnia de disco, lombalgia, entre outras algias da coluna vertebral lombar". Portanto, fortalecer o abdômen tem um benefício muito mais profundo do que a estética.

A queima de gordura funciona de forma localizada?

Não! O especialista é categórico ao afirmar que o corpo humano não consegue mobilizar o metabolismo para queimar gordura em apenas uma região. A perda de gordura corporal acontece de maneira geral.

Quando você pratica atividade física, "o metabolismo age de forma geral", explica o professor. Para usar a gordura como fonte de energia, você precisa realizar atividades aeróbias, como:

Continua depois da publicidade

Segundo Farah, fazer exercícios abdominais aumenta a força e resistência da musculatura do core, o que pode, sim, diminuir o depósito de gordura na região ao longo do tempo, mas isso ocorre por conta da taxa metabólica aumentada em todo o corpo, e não por uma ação isolada.

Como perder gordura abdominal de forma correta?

O foco na perda de gordura abdominal deve ser o equilíbrio entre a massa magra (músculos) e massa gorda (gordura), um desequilíbrio que se manifesta no corpo todo, não em locais específicos.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A chave está em uma combinação inteligente de exercícios. O professor recomenda a união de:

Continua depois da publicidade

  • Exercícios aeróbios: essenciais para a queima calórica e de gordura.
  • Musculação ou calistenia: trabalham o fortalecimento e ajudam no ganho de massa magra, melhorando o metabolismo basal.

"Nosso corpo não funciona de forma estanque, é um conjunto de sistemas que se interagem, formando um todo em equilíbrio", lembra Farah.

O principal papel dos abdominais e dos exercícios que trabalham o core (região abdominal e lombar) é tonificar, tornar resistente e forte a musculatura, estabilizando a coluna e garantindo sua saúde. Quer saber mais sobre como otimizar seus treinos para a saúde da coluna e o bem-estar geral?

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados