Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Vazamento de gás aumenta riscos de acidente doméstico | Foto: Reprodução/Freepik
O botijão de gás, item essencial em milhões de lares brasileiros, pode se transformar em um perigo quando negligenciado. A falta de manutenção preventiva e o uso e o armazenamento incorreto do equipamento são as principais causas de acidentes.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a explosão de um botijão de gás é um evento improvável. Eles afirmam que isso só ocorreria se o cilindro fosse exposto a temperaturas muito elevadas.
Mesmo nesse cenário, a explosão só aconteceria caso houvesse um vazamento de gás que desse origem a um incêndio.
Os botijões de gás contêm GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), uma substância altamente inflamável que se torna perigosa em situações de vazamento ou armazenamento inadequado.
Continua depois da publicidade
Quando ocorre um vazamento em ambientes fechados, como cozinhas, o gás se acumula no local. Nesses casos, basta uma pequena faísca para desencadear incêndios, o que pode ocasionar explosões.
“Aquela mangueirinha transparente com linha amarela tem validade de cinco anos, depois disso tem que ser trocada porque pode ressecar e rachar e com isso ter vazamento de gás", alerta o presidente do Sindigás em entrevista à Agência Brasil.
Ele complementa : "o botijão não explode. Mas o ambiente que tiver vazamento de gás, sem grande ventilação, pode explodir e afetar duas ou três casas ao redor do local de vazamento”.
Continua depois da publicidade
Neste caso, a recomendação dos especialistas se baseia em diretrizes globais. A regra é evacuar o local o mais rápido possível, desligar o quadro de luz e ligar para o Corpo de Bombeiros (193).
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade