Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa fruta é rica em proantocianidinas, fibras e outros compostos antioxidantes | Freepik
A lichia é uma fruta tropical originária da China. Versátil, ela pode ser apreciada fresca, em sucos, chás, sobremesas ou até em drinks.
Continua depois da publicidade
Mas sob sua casca vermelha e polpa branca, esconde-se uma aliada poderosa para a saúde, pois está repleta de propriedades nutritivas.
Com cerca de 80% de água em sua composição, a lichia é uma fruta leve e pouco calórica, ideal para quem busca emagrecer.
“Em conjunto com as fibras, a fruta garante saciedade por mais tempo. Isso faz dela uma ótima opção para ajudar na dieta para redução de peso”, explica o médico nutrólogo Edson Credidio, de acordo com o UOL.
Continua depois da publicidade
Segundo a nutricionista Natália Barros, “a lichia apresenta em sua composição um composto chamado cianidina, pigmento responsável pela cor avermelhada da casca, que tem ação antioxidante e auxilia na queima de gorduras”, disse ela ao UOL.
Aliada no tratamento do diabetes, a lichia também ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
A fruta contém compostos fenólicos, como o oligonol, que auxiliam na regulação do metabolismo da glicose e ajudam a reduzir a resistência à insulina.
Continua depois da publicidade
"Outro composto importante nesse sentido é a hipoglicina, uma substância que diminui a produção de glicose e, portanto, contribui para o controle da glicemia", informa Natália Barros.
A lichia, por si só, não controla o colesterol, mas pode ser uma aliada importante nesse processo.
Rica em proantocianidinas, fibras e outros compostos antioxidantes, a fruta ajuda a reduzir a absorção do colesterol “ruim” (LDL), equilibrando seus níveis no sangue e favorecendo a saúde cardiovascular.
Continua depois da publicidade
“Antioxidantes como a epicatequina e a rutina melhoram a saúde do coração e reduzem o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes", explica Edson Credidio.
Embora seja altamente nutritiva, a lichia costuma ter preço elevado e não é tão fácil de encontrar.
Para quem busca alternativas mais acessíveis, frutas como jaca, romã, maracujá e outras cítricas podem oferecer benefícios semelhantes, especialmente no auxílio ao emagrecimento.
Continua depois da publicidade
No controle do colesterol, a uva merece destaque. Pesquisadores da Universidade da Califórnia constataram que o consumo diário de apenas 10 gramas de uvas pode reduzir de forma significativa os níveis de LDL, o colesterol “ruim”.
Já para equilibrar a glicose no sangue, o ideal é apostar em frutas com baixo índice glicêmico, como morango, abacate, coco e kiwi.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade