A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 15 Agosto 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Jogue esse líquido de casca de banana nas suas plantas e veja o que acontece

Transforme cascas de banana e borra de café em um poderoso adubo orgânico e veja suas plantas florescerem como nunca

Agência Gazeta

15/08/2025 às 09:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
 Aprenda a fazer um super fertilizante caseiro, econômico e sustentável, que nutre suas plantas de forma natural com potássio, fósforo e nitrogênio

Aprenda a fazer um super fertilizante caseiro, econômico e sustentável, que nutre suas plantas de forma natural com potássio, fósforo e nitrogênio | Imagem ilustrativa, gerada por IA

Descubra como criar um super adubo líquido orgânico, usando cascas de banana e borra de café. Esta receita simples oferece os nutrientes essenciais que suas plantas precisam para um crescimento vigoroso e saudável, promovendo sustentabilidade no seu lar. É uma solução ecológica.

Continua depois da publicidade

Produzir seu próprio fertilizante é mais fácil do que parece, além de ser uma alternativa econômica para nutrir o jardim. Você aproveitará materiais que iriam para o lixo, contribuindo para um ciclo ecológico eficiente e fortalecendo suas plantas de forma natural.

Este método inovador garante que suas plantas recebam potássio, fósforo e nitrogênio, elementos cruciais para a floração e frutificação. Prepare-se para ver resultados surpreendentes em seu espaço verde, com folhagens mais vibrantes e colheitas abundantes.

Ingredientes e preparo inicial

Para começar, separe cinco cascas de banana, que podem ser guardadas na geladeira até o uso. Em seguida, corte-as em pedaços pequenos. Na casca de banana você vai ter o potássio e o fósforo, nutrientes fundamentais para a saúde vegetal.

Continua depois da publicidade

Adicione também borra de café, que já tem o nitrogênio, e um litro de água em uma panela. Este é o segredo para uma mistura balanceada, garantindo que os nutrientes se liberem durante o cozimento, criando um adubo completo para seu jardim.

Fervura e concentração

Ferva a mistura por 15 minutos. A solução ficará com uma tonalidade marrom escura e o volume de água diminuirá para aproximadamente 500 ml. Este processo concentra os nutrientes.

Após esfriar, coe o líquido. O material sólido restante, as cascas, pode ser incorporado à sua composteira, sem desperdícios. Assim, você maximiza o aproveitamento dos resíduos, transformando o que seria lixo em um recurso valioso para o solo.

Continua depois da publicidade

Diluição e aplicação

Com o líquido coado, adicione mais 500 ml de água para completar um litro de adubo pronto para uso.

Você tem que adicionar mais 500 ml para completar um litro, garantindo a diluição correta para a segurança e eficácia nas plantas.

A aplicação é simples: dilua uma parte do adubo em cinco partes de água. Utilize essa solução uma vez por semana em todas as suas plantas. Este adubo caseiro vai bem em todas as plantas, promovendo o desenvolvimento robusto do seu jardim e vasos.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados