Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O pâcreas é responsável por ajudar na digestão e na produção de hormonios coo a insulina | Foto: Reprodução/Imagem gerada por IA
O pâncreas é uma glândula localizada atrás do estômago e possui funções endócrinas e exócrinas.
Continua depois da publicidade
A função exócrina (digestiva) produz sucos pancreáticos com enzimas que quebram proteínas, gorduras e açúcares, auxiliando na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes pelo intestino.
Já a função endócrina (hormonal) produz hormônios, como a insulina e o glucagon, liberados na corrente sanguínea para controlar os níveis de açúcar (glicose) no corpo.
Dividido em cabeça, corpo e cauda, o pâncreas está ligado ao duodeno e ao baço e é afetado por doenças como a pancreatite e o câncer, que pode ter sintomas inespecíficos nos estágios iniciais.
Continua depois da publicidade
De fato, existem alimentos que ajudam a manter o pâncreas “limpo” e saudável. Mas atenção: esses alimentos não são nenhum tipo de “cura milagrosa”, mas possuem, sim, propriedades que podem reduzir a inflamação, aliviar a carga do sistema digestivo e ajudar a promover um equilíbrio metabólico mais estável.
Uma dieta pouco saudável, rica em açúcares simples e gorduras saturadas, pode sobrecarregá-lo, causando inflamação e aumentando o risco de doenças como pancreatite ou diabetes tipo 2.
Por outro lado, uma dieta saudável e equilibrada, rica em vegetais, frutas, grãos integrais e gorduras boas, protege o pâncreas e promove seu funcionamento, contribuindo também para o bem-estar geral.
Continua depois da publicidade
Dentre os melhores amigos do pâncreas, podem ser citados: laranjas, aveia, couve, grão-de-bico, pepino, cúrcuma, lentilhas, amêndoas, azeite de oliva extra virgem, arroz integral, espinafre e chá-verde.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade