Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
São Gonçalo, a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro, localizada a cerca de 25 km da capital | Reprodução/YouTube Rio para Pobres
Um dos destinos para visitar e conhecer novas maravilhas naturais está no Rio de Janeiro e é conhecida como "Manchester Fluminense", guardando muita cultura e traços vindos do período industrial do século 20.
Continua depois da publicidade
Trata-se de São Gonçalo, a segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro, localizada a cerca de 25 km da capital.
Com muita diversidade religiosa, o local atrai visitantes de diversas regiões e abriga o Museu da Imigração, a primeira hospedaria para imigrantes no Brasil.
A cidade carrega o apelido de Manchester Fluminense devido ao seu passado industrial no século 20, mas sua riqueza histórica remonta ao período colonial.
Continua depois da publicidade
Um dos destaques fica para a Fazenda Colubandê, com arquitetura barroca e capela de 1618, sendo um dos marcos jesuíticos mais importantes do Brasil.
O Museu da Imigração, dentro da Ilha das Flores, também é uma parada obrigatória. O local já foi a primeira hospedaria para imigrantes no Brasil, tendo recebido milhares de estrangeiros. Atualmente, oferece visitas guiadas que contam histórias de esperança e sobrevivência.
Além do Rio, também há a rica Manchester Paulista, referência em turismo e comércio no interior de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O Alto do Gaia, ponto culminante do município na Serra do Itaitindiba é um dos destaques para o turismo focado em natureza, com vista panorâmica de impressionar de toda a Baía de Guanabara. Praticantes de voo livre também costumam frequentar muito o local, em busca de adrenalina longe do litoral tradicional
No caminho oposto, o local referência de paz e sossego dos gonçalenses é a Praia das Pedrinhas, com suas águas calmas e uma vista privilegiada da cidade. É famoso também por seus quiosques e por ser um ótima lugar para apreciar o pôr do sol com música ao vivo.
Além disso, também é considerado o berço mundial da Umbanda, religião anunciada por Zélio de Fernandino Moraes em 1908 no bairro de Neves, com uma identidade cultural marcada pelo sincretismo.
Continua depois da publicidade
Pesquisadores e fiéis frequentemente visitam o destino para aprender e se aprofundar sobre a religião, o que consolida o município como um centro de referência para as religiões de matriz africana.
A cultura também é muito movimentada pela arte, com o Lavourão, o Centro Cultural Joaquim Lavoura. O espaço abriga exposições de arte, peças de teatro e oficinas que valorizam os talentos locais, mantendo viva a efervescência artística da região.
No âmbito gastronômico, o bairro de Alcântara vai além de ser apenas um polo de comércio popular, sendo ainda um centro gastronômico vibrante.
Continua depois da publicidade
Para curtir de noite, a Praça Zé Garoto e seis arredores acabam muito visitados, sendo o ponto de encontro da juventude em pubs e casas de shows.
Sendo assim os atrativos de destaque são:
A melhor época para visitar o destino é relativa. Embora o clima seja de calor durante todo o ano, é no inverno que as caminhadas históricas se tornam mais agradáveis.
Continua depois da publicidade
Por outro lado, o verão é quente e chuvoso, ideal para aproveitar para visitar locais fechados.
Patrimônios bem preservados, igrejas e construções coloniais com tradições mantidas ao longo dos anos e a diversidade religiosa e cultural tornam o destino o local ideal para os visitantes encontrarem uma aula viva sobre identidade, memória e cultura nacional.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade