Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
O lugar possui também tenébrios insetos que podem ser fontes de proteínas em rações animais e suplementos | Divulgação | Planeta Inseto
Já imaginou acompanhar a rotina de insetos importantes para a vida humana? O museu Planeta Inseto, em São Paulo, no bairro da Vila Mariana, é o único do gênero dedicado a essas criaturas no Brasil. Sua visita é um convite para que as pessoas entendam a necessidade desses animais.
Continua depois da publicidade
O museu, localizado em um casarão histórico da década de 1940, tem recursos de acessibilidade para quem quer acompanhar a corrida de baratas.
A exposição permanente do centro de pesquisa Instituto Biológico tem o objetivo de sensibilizar a percepção dos insetos para a população. Apesar de muitas pessoas terem medo ou nojo, esses animais possuem um papel crucial para o planeta.
Por exemplo, recursos como berinjela, café, girassol e laranja precisam da polinização das abelhas. Elas ajudam não só na quantidade de produção, mas também na qualidade desses vegetais.
Continua depois da publicidade
O museu mistura insetos reais com tecnologia, experiência lúdica e interativa. Em uma das atrações, os visitantes podem observar lagartas tecendo seda. Já em outra, podem acompanhar as abelhas dentro das colmeias através de câmeras.
Porém, o evento mais cobiçado do museu é a corrida de baratas. Cada participante escolhe a sua competidora e a coloca na pista de corrida. Qual animal chegar primeiro do outro vence.
Alunos, familiares e amantes da natureza vão ter muito tempo para explorar o espaço. Insetos como o bicho-pau e a barata-de-madasgascar — uma das maiores espécies do planeta — podem ser segurados pelos visitantes.
Continua depois da publicidade
Além dos animais, no Gabinete de Curiosidades, existe uma homenagem ao etimologista Arthur Neiva. Famoso por estudos de anofelinos e culicídeos (mosquitos, pernilongos e muriçocas).
O Planeta Inseto funciona de terça a domingo, das 9h às 16h, na avenida Doutor Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana. O local possui estacionamento próprio, mas, caso a pessoa queira ir por transporte público, a estação Ana Rosa está a um quilômetro do museu.
Por fim, o único jardim zoológico do Brasil possui entrada franca.
**Texto com informações do portal São Paulo Secreto.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade