Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Problemas no joelho, especialmente a osteoartrite, geralmente começam a ser notados por volta dos 50 anos | Freepik
Quanto mais os anos passam, mais necessário é praticar exercícios físicos frequentemente. Isso ajuda a manter-se em forma, retardar a perda da massa muscular e proteger articulações que ficam cada vez mais sensíveis com o envelhecimento.
Continua depois da publicidade
Problemas no joelho, especialmente a osteoartrite, geralmente começam a ser notados por volta dos 50 anos, embora o desgaste possa começar mais cedo, já aos 40, e seja comum em idosos.
Para buscar combater ou até evitar problemas no joelho, atividades como pedalar ou caminhar podem ajudar. Contudo, há uma atividade que se destaca neste aspecto.
Realizar agachamentos é uma ótima escolha para a saúde dos idosos, pois fortalecem quadríceps, glúteos e isquiotibiais, músculos fundamentais para proporcionar estabilidade e suporte aos joelhos.
Continua depois da publicidade
Para melhorar a mobilidade e a capacidade de realizar as atividades do dia a dia, é crucial que o exercício seja feito com boa técnica e adaptado para as necessidades da pessoa.
Ao fazer constantemente, o corpo adquire mais estabilidade geral da perna, além de uma melhora na amplitude de movimento sem necessariamente causar mais desgaste, já que o movimento controlado é bom para a articulação desgastada.
Com isso, ocorre um fortalecimento muscular, que se torna possível devido aos músculos que cercam e sustentam a articulação do joelho serem trabalhados diretamente, como o quadríceps (coxa frontal), glúteos e fêmur (coxa posterior).
Continua depois da publicidade
Para que o exercício seja realizado da maneira correta, é necessário dominar a posição inicial e a descida.
Controlar a respiração e a ativação do core (abdômen) é fundamental para manter a estabilidade do tronco e proteger a lombar durante o exercício.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade