Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sacolas plásticas retém a umidade do alimento, aumentando as chances de mofo | Foto: Reprodução/Freepik
Você provavelmente já passou pela situação de comprar pão fresquinho na padaria e, no dia seguinte, ele acordar duro igual a concreto. A expectativa de uma casca crocante e de um miolo macio logo vira o questionamento de: por que o pão não fica fresco por mais tempo?
Continua depois da publicidade
Segundo o padeiro holandês Joost Arijs, a resposta está em um dos erros mais comuns: guardar em um saco plástico.
Por mais prático que pareça, o saco plástico é o maior inimigo do pão, pois ele retém a umidade e aumenta as chances do alimento mofar. Nem o balcão da cozinha, nem um armário frio conseguem ajudar quando o problema é falta de ventilação.
Ao invés disso, Joost recomenda que o pão seja armazenado em sacos de papel, pois o papel ajuda com que o pão respire. Isso ajuda a manter a casquinha crocante e evita a criação de mofo.
Continua depois da publicidade
Caso não tenha a opção do saco de pão, separamos outros métodos para que você tenha pão fresquinho e crocante por mais tempo:
Papel manteiga: frequentemente usado em confeitarias, ele cria equilíbrio entre umidade e ar, o que prolonga a vida útil do alimento sem prejudicar sua crocancia.
Cera de abelha: papel de cera de abelha, ou um pano tratado na cera da abelha, segue a mesma lógica do papel manteiga, com a vantagem de ser reutilizável.
Continua depois da publicidade
Caixa de pão: já esquecida pelas cozinhas modernas, a caixa de pão permite que o ar circule e que o pão não resseque.
Congelar o pão: se você não vai comer o pão pelos próximos dias, pode embrulhá-lo e levá-lo ao congelador para que ele retenha seu sabor e sua textura.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade