A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 28 Outubro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

O motivo assustador por trás dos minhocas pretas que aparecem depois da chuva

Entenda por que estes diplópodes, também chamados de "millipedes", invadem casas e como você deve combatê-los

Joseph Silva

27/10/2025 às 15:14

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Saiba quais são as medidas preventivas para selar frestas e evitar que a umidade atraia a praga.

Saiba quais são as medidas preventivas para selar frestas e evitar que a umidade atraia a praga. | Ilustração/Gazeta SP

Os vermes pretos, chamados de "skulikia tis ygarsias" (vermes da umidade), são um problema comum, especialmente durante a primavera e o outono. Eles vivem tipicamente no solo e aparecem depois de chuvas fortes, abandonando seu ambiente natural úmido para buscar proteção e segurança dentro das casas.

Continua depois da publicidade

Este tipo de verme é, na maioria dos casos, inofensivo, visto que não pica, nem transmite doenças graves à maioria das pessoas. Contudo, eles liberam um odor muito desagradável e forte quando morrem e o processo de decomposição de seus corpos tem início, gerando incômodo.

Portanto, eles são altamente indesejados e buscam refúgio em pontos da casa com muita umidade, como cozinhas e banheiros. Eles também procuram constantemente por matéria orgânica em decomposição, como restos de alimentos e lixo na casa.

Identificando o diplópode

Os vermes pretos constituem uma situação diferente de outros vermes caseiros, sendo igualmente problemáticos. A umidade elevada se torna o ambiente ideal para eles, por isso, se concentram em ralos, sifões e pias, onde há água e sujeira acumulada.

Continua depois da publicidade

Você pode distingui-los facilmente pela cor escura e pelo fato de atingirem um tamanho maior que os vermes brancos. Eles possuem duas fileiras de pernas em seus corpos, que se dividem em segmentos que chegam a somar até 100, e seu movimento costuma ser lento.

Quando se sentem ameaçados ou são incomodados, o mecanismo de defesa que utilizam é se enrolar, protegendo o corpo. Eles buscam continuamente por comida, como restos de alimentos e qualquer outro tipo de matéria orgânica que esteja em decomposição dentro da residência.

Prevenção e vedação

Para combater esses vermes de umidade, a prevenção é o caminho mais eficaz. Primeiramente, realize pulverizações preventivas periodicamente e preste atenção em objetos que estejam próximos ao solo e ao jardim, pois eles facilitam a passagem dos vermes.

Continua depois da publicidade

Além disso, inspecione frutas e vegetais frescos logo após a compra. Procure por sinais de larvas e vermes nos alimentos e, se for o caso, lave-os bem e armazene-os em recipientes fechados, preferencialmente na geladeira, para evitar contaminação.

Consequentemente, evite deixar alimentos frescos fora da geladeira por muitos dias, já que a decomposição atrai os vermes. Bloqueie a entrada deles vedando frestas e buracos nas paredes, portas e janelas com fita adesiva ou massa, impedindo o acesso.

Como lidar com a infestação

Você deve limpar e desinfetar regularmente a casa. Use produtos de limpeza nos banheiros, pias e bancadas da cozinha, pois estes são os locais onde os vermes pretos preferem viver devido à constante umidade. É possível usar um spray inseticida para tratar infestações iniciais.

Continua depois da publicidade

Pulverize as áreas onde você suspeita que existam ninhos, mas evite locais de armazenamento de alimentos para não contaminá-los com substâncias tóxicas. Se usar o spray, ventile o local muito bem, pois estes produtos são perigosos para a saúde de humanos e animais domésticos.

Entretanto, se a infestação for grande, a eliminação caseira será muito difícil de resolver o problema. Nestes casos, a solução mais segura e garantida é buscar a desinfestação profissional, que aplicará substâncias especiais para garantir a eliminação completa e duradoura dos vermes indesejados.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados