Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Entenda os riscos das dietas com restrição de carboidratos | Freepik
Na busca pelo corpo perfeito, muitas pessoas se submetem a dietas restritivas. Uma das mais famosas é a que prega a eliminação de carboidratos. Mas será que isso faz bem para a saúde?
Continua depois da publicidade
Segundo a nutróloga Fernanda Vasconcelos, fundadora do Instituto Qualitté, dietas sem carboidratos podem causar efeitos negativos no organismo.
Confira a seguir o que a especialista pensa sobre essa dieta restritiva e sua recomendação para quem quer controlar o peso sem arriscar a saúde.
Segundo a médica, os principais impactos relacionados à restrição desse tipo de nutriente são:
Continua depois da publicidade
“O cérebro usa glicose como principal fonte de combustível. Sem ela, podem surgir fadiga, tontura e dificuldade de concentração”, explica.
Muitos carboidratos saudáveis são ricos em fibras, essenciais para o funcionamento intestinal. Sem eles, há maior risco de prisão de ventre.
“Restrições severas podem levar a episódios de compulsão alimentar, dificultando o emagrecimento a longo prazo”, comenta a médica.
Continua depois da publicidade
Assim como a eliminação de carboidratos, quando o assunto é perda de peso, é comum que as pessoas também cortem as gorduras da dieta. Porém, a exemplo do primeiro caso, as gorduras também são essenciais para o corpo.
“As gorduras boas ajudam a manter a hidratação e a saúde dos cabelos. Sem elas, pode haver queda dos fios, além do ressecamento da pele”, explica Fernanda.
Outros impactos do não consumo de gorduras são desequilíbrio hormonal, visto que o corpo precisa de lipídios para produzir hormônios essenciais, e déficit de vitaminas.
Continua depois da publicidade
“Algumas vitaminas, como A, D, E e K, precisam de gordura para serem absorvidas corretamente”, diz a profissional.
Para alcançar o objetivo da perda de peso, é importante adotar um estilo de vida saudável, o que incluí a adoção de exercícios físicos e boa alimentação.
"Não é preciso excluir grupos alimentares para emagrecer. O segredo é equilíbrio e variedade no prato", observa a nutróloga. Assim, ela indica:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade