Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Contar planos e objetivos para alguém pode causar falsa sensação de progresso ou até mesmo desmotivação em alguns casos | Foto: Reprodução/Freepik
Muitos dizem que compartilhar seus objetivos é o primeiro passo para que eles se concretizem. Mas a ciência diz o contrário. Segundo pesquisas recentes, contar para outras pessoas sobre seus planos pode ser uma forma de sabotar o seu processo.
Continua depois da publicidade
É como diz o famoso – e antigo — ditado popular: “o que ninguém sabe, ninguém estraga”. A ciência explica que quanto mais falamos sobre nossos planos, menos chances eles têm de se cumprir.
Pode não fazer sentido de primeira, mas estudos apontam que quando compartilhamos nossos objetivos com outras pessoas recebemos logo uma grande dose de validação. O cérebro adora essa aprovação, mas isso pode dificultar o processo.
Assim que recebemos elogios, são ativados em nossa cabeça os sentimentos de satisfação e realização, e isso pode tirar o foco e a pressão necessários para darmos os próximos passos.
Continua depois da publicidade
Uma pesquisa feita por Peter Gollwitzer, psicólogo da Universidade de Nova York, diz que, ao falarmos nossos objetivos em voz alta, estamos enganando a nós mesmos, criando uma falsa sensação de progresso.
Outro ponto da pesquisa mostra que, ao compartilharmos planos com alguém, estamos sujeitos a comentários negativos, que podem ocasionar um sentimento de desmotivação.
Mas nada disso quer dizer que você tenha que viver no silêncio. Compartilhar planos com alguém pode fazer bem, desde que essa seja a pessoa certa. Tudo é sobre o momento e sobre as pessoas com quem compartilhamos a vida.
Continua depois da publicidade
Ter cautela é a chave para o sucesso. Se for compartilhar algo com alguém, evite dar detalhes sobre aquilo. Ou então experimente falar apenas quando aquele objetivo já tenha sido concluído.
E se não quiser partilhar nada com ninguém, tudo bem também, não se sinta estranho por isso. Há coisas que florescem melhor no silêncio.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade