Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Todos os benefícios do pé de galinha que você não sabia | Foto: Banco de Imagens
O pé de galinha é muito apreciado em países asiáticos, mas também sempre foi muito comum nos interiores do Brasil. Se bem feito, ele se torna uma preparação saborosa e com muitos benefícios.
Continua depois da publicidade
Essa parte da galinha é muito valorizada por seu alto teor de colágeno, uma proteína fundamental para a saúde da pele, das articulações e dos ossos.
Além do colágeno, o pé de galinha também é fonte de cálcio, magnésio e fósforo, contribuindo para a regeneração celular e a prevenção de doenças como osteoporose e artrite.
O colágeno presente no pé de galinha é muito importante para a elasticidade da pele, mas também pode ser usado em outras partes da nutrição do corpo.
Continua depois da publicidade
"O colágeno traz benefícios à pele desde que consumido por uma pessoa que tem aporte proteico adequado. Caso contrário, será utilizado para outras funções prioritárias à vida", explicou a nutróloga Marcella Garcez ao portal UOL.
O colágeno também atua na melhora de unhas e cabelos. Já os outros minerais do pé de galinha, como cálcio e fósforo, são essenciais para a saúde dos ossos, e o magnésio ajuda na saúde dos músculos e nervos.
Na corrida pela proteína em tudo, o pé de galinha sai na frente.
Continua depois da publicidade
"Suas proteínas são compostas prioritariamente de tecidos conjuntivos feitos de colágeno, ossos, pele, cartilagens e tendões, portanto o consumo dessa parte do frango tem benefícios muito particulares", explica Garcez.
Outro mineral presente no pé de galinha é o zinco, responsável por auxiliar na resposta do organismo às infecções.
Os pés da galinha também possuem arginina, um aminoácido que auxilia na redução do estresse.
Continua depois da publicidade
Os pés de galinha são ricos em vários nutrientes, como as proteínas, por um valor bem inferior a outras partes do animal, que normalmente fornecem menos benefícios .
Essa vitamina, importante para o funcionamento do corpo, é encontrada também no pé de galinha. Ela participa da formação dos glóbulos vermelhos, mantém as células nervosas saudáveis e contribui para o metabolismo energético.
Mesmo com tantos benefícios, o pé de galinha não pode ser consumido com tanta frequência. 100g do alimento possuem 215 calorias, ou seja, mais de 1 kcal por grama.
Continua depois da publicidade
Além disso, a mesma quantidade do alimento possui 84 mg de colesterol, e a recomendação diária é de no máximo 300 mg.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade