A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 11 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Parar de beber água na minha garrafinha me livrou de 1 milhão de bactérias no corpo; veja por quê

Descubra o perigo invisível nas garrafinhas que você usa todo dia e aprenda a se proteger de milhões de bactérias

Agência Gazeta

10/07/2025 às 21:21  atualizado em 10/07/2025 às 21:35

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Eu achava que minha garrafa d'água era limpa, mas um estudo revelou o que ela escondia. Veja por que a sua também pode ser um foco de contaminação.

Eu achava que minha garrafa d'água era limpa, mas um estudo revelou o que ela escondia. Veja por que a sua também pode ser um foco de contaminação. | Imagem ilustrativa gerada por IA

Sabe aquela sua garrafinha de água, o famoso "squeeze", que você leva para todo lado? Eu achava que era prática e inofensiva. Até que descobri uma verdade chocante: eu estava ingerindo milhões de bactérias a cada gole! E o pior, provavelmente você também está fazendo isso.

Continua depois da publicidade

Eu sempre me preocupei em beber bastante água, e a garrafinha reutilizável parecia a solução perfeita. Mas por trás da praticidade, se esconde um verdadeiro paraíso para os micróbios. Pesquisei e me deparei com estudos assustadores.

Um deles, realizado em Singapura, concluiu que a água em garrafas usadas pode ter, em média, 1 a 2 milhões de bactérias por mililitro em apenas 24 horas.

Por que parar de beber água em garrafinha

A gente pensa que só a água parada é o problema, mas não é bem assim. A maior parte da contaminação vem da nossa própria boca e das nossas mãos, que transferem um monte de micróbios para dentro da garrafa toda vez que a gente bebe.

Continua depois da publicidade

Se você não lava as mãos, pode até levar bactérias como a E. coli para o seu squeeze.

Confesso que, antes, eu só dava uma enxaguada rápida com água fria. Achava que era o suficiente. Que engano! Pesquisas mostram que esse método não serve para nada.

As bactérias adoram um ambiente úmido e formam uma camada gosmenta, o tal do biofilme, que é super difícil de sair. Essa camada é a casa perfeita para elas se multiplicarem.

Continua depois da publicidade

Mudar esse hábito me fez refletir sobre minha saúde. A solução é simples: lavar a garrafinha do jeito certo. Não basta só água fria.

Como lavar a garrafa corretamente

É preciso usar água quente (acima de 60 °C, pois esta temperatura mata a maioria dos patógenos) e detergente, e esfregar bem. 

Se tiver uma escova para garrafas, melhor ainda, principalmente para o bico. E o mais importante: deixe secar completamente ao ar livre antes de guardar, pois os micro-organismos preferem ambientes úmidos.

Continua depois da publicidade

No trabalho, passei a usar apenas copo de vidro, que pode ser 100% lavado. Assim, a água está sempre renovada e limpa. Minha saúde vale mais que a praticidade de uma garrafinha suja. E você, vai continuar dividindo sua água com um milhão de bactérias?

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados