Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Local possui muitas opções de trilhas, muito contato com a natureza e um mirante de mais de mil metros de altura para uma vista apaixonante | Renan William Candido/Wikimedia Commons
Entre as inúmeras atrações presentes na capital paulista, as que são naturais, ou seja, proporcionam um maior contato com a natureza, costumam ter mais destaque.
Continua depois da publicidade
Entre elas, na zona norte da cidade, existe uma área preservada de Mata Atlântica e com cachoeira, chamada de Floresta da Cantareira ou Parque Estadual da Cantareira.
O local possui muitas opções de trilhas, muito contato com a natureza e um mirante de mais de mil metros de altura para uma vista apaixonante. Conheça mais sobre o local abaixo.
O Parque Estadual da Cantareira (também conhecido como Floresta da Cantareira) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral paulista que abrange parte da Serra da Cantareira.
Continua depois da publicidade
Criado em 1963, o espaço possui uma área de 7.916,52 hectares, dividido em quatro núcleos, que abrangem os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras.
Sua maior parte territorial está localizada na zona norte de São Paulo, sendo um importante remanescente da Mata Atlântica na metrópole, além de possuir uma relevância ecológica enorme para o Estado.
O parque ainda foi declarado parte da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo pela UNESCO em 1994.
Continua depois da publicidade
É considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, abrigando em seu entorno uma alta densidade demográfica.
A floresta abriga uma linda fauna de cerca 388 espécies de vertebrados e 478 de invertebrados.
Sua flora conta com espécies como cabuçu, jequitibá, juçara, cedro, xaxim, bromélia – típicas da floresta atlântica, com o total de 678 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção.
Continua depois da publicidade
O núcleo mais visitado entre os quatro do parque e também o mais antigo é o da Pedra Grande, aberto à visitação no ano de 1989. O local oferece ao público um contato direto com a Mata Atlântica mesmo estando perto da Praça da Sé. Destaca-se o contraste do natural com o urbano.
Além disso, conta com um mirante natural de cerca de 1.010 metros de altitude, um afloramento de granito que em seu topo permite observar desde o perfil vertical da capital paulista até a serra do mar.
A formação geológica serve como ponto de observação astronômica amadora e cenário para fotografias da paisagem noturna.
Continua depois da publicidade
O núcleo possui ainda quatro trilhas:
O Engordador fica no bairro do Tremembé e tem três trilhas: a do Macuco, a de mountain bike e a da Cachoeira.
Todas as opções de caminhadas são de baixa dificuldade e por terreno natural. A da Cachoeira, por exemplo, é autoguiada, tem três quilômetros de extensão e dura cerca de 1h30, entre ida e volta.
Continua depois da publicidade
Para os amantes de cachoeiras, um parque no interior de São Paulo também possui uma encantadora, além de uma praia artificial.
Já o Núcleo Águas Claras, localizado no município de Mairiporã, é um setor mais voltado para a educação ambiental (com foco na preservação dos rios).
Foi aberto ao público no ano de 2000 e conta com aproximadamente 80% de sua área total decretada como Área de Proteção aos Mananciais. Nele, podem ser aproveitadas cinco trilhas:
Continua depois da publicidade
O núcleo Cabuçu, que fica no município de Guarulhos, é o mais novo de todos. Foi aberto para visitação em 2008 e conta com cerca de 1/3 da área do parque (ou 1.619,4 hectares).
Nele, podem ser feitas cinco trilhas:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade