A+

A-

Alternar Contraste

Domingo, 30 Novembro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Pilates e longevidade: por que a prática é ideal para todas as idades

Por ser uma prática de baixo impacto, o método é indicado tanto para quem já pratica atividades físicas quanto para quem tem dores crônicas

Leonardo Sandre

30/11/2025 às 17:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O Pilates surge como uma atividade completa, segura e acessível para pessoas de todas as idades, especialmente para quem está na maturidade

O Pilates surge como uma atividade completa, segura e acessível para pessoas de todas as idades, especialmente para quem está na maturidade | Burst/Pexels

Com o aumento da expectativa de vida e uma população cada vez mais longeva, cresce também a busca por práticas que promovam saúde, autonomia e qualidade de vida. O Pilates surge como uma atividade completa, segura e acessível para pessoas de todas as idades, especialmente para quem está na maturidade.

Continua depois da publicidade

Por ser uma prática de baixo impacto, o método é indicado tanto para quem já pratica atividades físicas quanto para quem tem dores crônicas, limitações ou histórico de sedentarismo.

"O Pilates oferece uma série de benefícios que vão muito além da estética. Ele fortalece os músculos profundos do corpo, melhora o equilíbrio, a flexibilidade, a mobilidade e a postura, o que é fundamental para quem deseja envelhecer com mais saúde, autonomia e disposição", afirmou a fisioterapeuta Thainá Messias, da Pure Pilates.

 

Pilates na terceira idade

Há a adaptação de exercícios para os diferentes públicos.

Continua depois da publicidade

 "Os exercícios são adaptáveis e respeitam o limite de cada aluno, o que torna o Pilates extremamente seguro e eficiente para quem está acima dos 50, 60 ou até 80 anos", explicou Thainá.

A especialista ressalta que, na melhor idade, o fortalecimento da musculatura e o ganho de equilíbrio são essenciais para a prevenção de quedas — que, no Brasil, estão entre as principais causas de internação de idosos.

"Além de reduzir esse risco, o Pilates melhora funções simples do dia a dia, como abaixar-se, alcançar objetos ou entrar e sair do carro, trazendo mais qualidade de vida e independência."

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, a fisioterapeuta destaca um aumento expressivo na procura por aulas de Pilates entre pessoas na maturidade.

"Muitos chegam em busca de alívio para dores, outros querem mais mobilidade, disposição e autonomia. E todos se surpreendem com a transformação que a prática proporciona, tanto no corpo quanto na mente."

Ajuda na saúde

Para quem deseja começar, mas tem receio, a orientação da especialista é clara: não espere estar bem para começar.

Continua depois da publicidade

"É o Pilates que vai te ajudar a ficar bem. Comece no seu ritmo, com segurança, e permita que seu corpo experimente todos os benefícios que essa prática pode proporcionar. Envelhecer com saúde é uma escolha — e o Pilates é um grande aliado nesse caminho", finalizou.

TAGS :

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados