Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Para essa caminhada, você vai precisar de um cronômetro | Imagem gerada por inteligência artificial
Exercícios e desafios fitness envolvendo caminhada e corrida nunca saem de moda. Entre os populares estão o desafio de 10 mil passos e desafios na esteira. Mas a caminhada japonesa é uma ótima opção para quem quer praticar um exercício de baixo impacto.
Continua depois da publicidade
Entre os especialistas que recomendam essa caminhada está Shawn Anthony, ortopedista e cirurgião ortopédico do Hospital Mount Sinai, de Nova York. O especialista explicou para a Vogue que a modalidade é estudada desde 2004.
Também chamada de treino de caminhada, a modalidade consiste em alternar passos rápidos com lentos num ritmo pensado para melhorar a capacidade cardíaca e a forma física em adultos. Entenda agora como praticar a caminhada japonesa.
O exercício se baseia em alternar entre uma caminhada de alta intensidade com uma de baixa intensidade. Um treino típico de caminhada japonesa consiste em 3 minutos de caminhada leve com 3 de caminhada intensa, repetindo a sequência por 30 minutos.
Continua depois da publicidade
O segredo está em realizar bem a caminhada de alta intensidade. Conforme explica Anthony, a caminhada deve ser realmente intensa:
“Durante esses intervalos de três minutos, você deve caminhar com aproximadamente 70% a 85% da sua frequência cardíaca máxima, o que equivale a um esforço de 6 ou 7 em uma escala de 10.”
Se você fica ofegante, suando, sente o coração bater mais rápido, os braços balançando mais rápido e não consegue dizer mais que frases com poucas palavras, então é sinal que a caminhada possui intensidade suficiente.
Continua depois da publicidade
Heather Viola, professora de medicina também do Mount Sinai, explica que a caminhada japonesa traz os mesmos benefícios de exercícios de maior intensidade, mas com menos impacto.
“[A caminhada japonesa] proporciona diversos benefícios, desde os físicos e mentais até os relacionados ao estilo de vida” , declarou ela também para a Vogue. O exercício alternado melhora a coordenação, o equilíbrio, fortalece o abdômen e as pernas.
Outros benefícios estão a melhora a circulação, abaixando a pressão arterial e aumento da sensibilidade da insulina. Perda de peso, aumento da mobilidade e do metabolismo também estão entre os benefícios.
Continua depois da publicidade
Fazer caminhadas também está associado a uma melhora na saúde mental, reduzindo estresse e melhorando capacidades cognitivas. Conforme explica Anthony, o exercício é ainda melhor para adultos de idade mais avançada, entre os 40 aos 75 anos.
“Contribui para preservar o equilíbrio e evitar a redução da mobilidade com o avanço da idade, sendo ideal para pessoas mais velhas que não conseguem fazer atividades de alto impacto” declarou o médico.
Com tantos benefícios, por que não incluir a caminhada japonesa na sua rotina de exercícios semanal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade