Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Esse município possui trilhas e cachoeiras ímpares | Reprodução YouTube | DRONE-RIO
Tema de inúmeras canções no Brasil e no mundo, essa cidade é considerada uma das mais bonitas do planeta. Porém, muitos paulistas têm receio de visitá-la por conta da sua fama de violência.
Continua depois da publicidade
No início do século XX, as comunidades afro-brasileiras desenvolveram um novo estilo musical: o samba urbano. As tias baianas organizavam o samba de roda na Bahia, junto de outras manifestações como a capoeira.
Porém, a repressão policial obrigou-as a irem até o Rio de Janeiro. Assim, a figura do terreiro passou a se tornar popular na cidade.
Local de festividade e culto dos orixás, também abrigou o samba — especialistas dizem que o marco inicial foi a composição de "Pelo Telefone", de Donga e Mário de Almeida, 1916.
Continua depois da publicidade
Conforme as escolas de samba apareceram na década de 1920, a cidade ganhou maior identificação com o gênero musical. Os desfiles foram cruciais para a cidade ganhar o título de capital do samba.
Mesmo com uma guerra de facções, principalmente na área suburbana, a cidade maravilhosa não se resume ao tráfico. Em muitos bairros, a situação é diferente da divulgada nas produções tele dramáticas.
Por outro lado, inúmeros turistas visitam as praias da cidade por conta da sua beleza natural. A Pedra do Arpoador é um dos locais preferidos dos visitantes. É possível ver parte da imensidão do oceano atlântico, os bairros Ipanema, Leblon e o morro Dois Irmãos.
Continua depois da publicidade
Mais próximo do centro, a praia de Botafogo possui uma vista única para a Baía de Guanabara — em frente o Pão de Açúcar e atrás o Cristo Redentor.
Se por acaso, o visitante gostar de andar de bicicleta, elas estão disponíveis por toda a orla da cidade. O recomendado é pegar a Ciclovia Tim Maia — considerada uma das mais lindas do mundo —, que liga Leblon à Barra da Tijuca com uma vista única para o mar.
Para quem gosta de diversão noite adentro, os bairros da Lapa e Santa Tereza são imperdíveis. O primeiro é conhecido pelos bares tradicionais que não param durante a noite.
Continua depois da publicidade
Além dos famosos Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón é parada obrigatória para quem vai visitar esse local. São 215 degraus com azulejos doados para o artista chileno Jorge Selarón, responsável por criar a intervenção artística em 1990.
Ao subir as escadas para o Convento de Santa Tereza, é possível ver a história contada de povos originários da América, africanos e orientais. Lá em cima, os bares e feiras de artesanato trazem um aspecto deslocado para a cidade.
O Largo do Guimarães é perfeito para quem quer aproveitar a gastronomia carioca e aproveitar a noite na cidade maravilhosa. Mostra o charme de Santa Tereza e o espírito moderno do carioca.
Continua depois da publicidade
Independentemente de onde for, o Rio de Janeiro é único e está preparado para receber muitos turistas. Os paulistas precisam conhecer as suas belíssimas praias e não vão sentir falta da vida boêmia da capital paulista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade