Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Os lados do papel alumínio são diferentes devido ao processo de fabricação | Freepik
Indispensável na cozinha, o papel alumínio é usado tanto no preparo quanto na conservação dos alimentos. Porém, ao levar alguma coisa ao forno, muita gente já passou pela experiência de não saber qual lado da folha colocar por cima.
Continua depois da publicidade
Muitos mitos tentam explicar o melhor uso e por que cada lado é diferente, mas, a seguir, você vai descobrir qual é a posição correta para utilizar o papel alumínio.
Os lados do papel alumínio são diferentes devido ao seu processo de fabricação, ou seja, eles não foram pensados para ter diferença prática ao assar os alimentos.
A folha de alumínio é prensada em duas camadas para atingir a espessura ideal e evitar rasgos. Ao contrário da parte fosca, um lado é mais brilhante porque entra em contato direto com os rolos de polimento da máquina.
Continua depois da publicidade
Embora ambas as partes sejam eficazes para embrulhar os alimentos, o consultor gastronômico Luiz Spagnolli recomenda o lado espelhado ao assar algo no forno.
“O lado brilhante, mais liso, deve ficar do lado interno do cozimento, junto ao alimento. Por ser menos aderente, gruda menos na carne”, disse ele, segundo o portal BOL.
“Outra razão é que o lado brilhante é mais refletivo em relação às ondas de calor. Se ficar virado para o lado externo, o cozimento demorará mais.”
Continua depois da publicidade
Além de ajudar a assar os alimentos, o papel alumínio também oferece uma proteção térmica. Ao se preparar para piqueniques, por exemplo, você pode manter os alimentos gelados por mais tempo se embrulhá-los com a folha desse material.
Nesse caso, o mais indicado é usar o lado fosco para dentro (em contato com o alimento), pois o lado brilhante para fora ajuda a refletir o calor externo, retardando o aquecimento do alimento.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade