Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conheça a região que foi queridinha dos hippies nos anos 80 | Imagem: Eduardo Miyake/Wikimedia Commons
Imagine um local com uma ótima vida noturna, diurna, em comunhão com a natureza e cheia de opções para quem curte uma aventura. Talvez o que você tenha imaginado seja algo semelhante a Visconde de Mauá, região tão mágica que parece até um conto de fadas.
Continua depois da publicidade
Visconde é uma região majoritariamente do município de Resende, Rio de Janeiro, mas também se estende para Itatiaia (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Com cerca de 5 mil habitantes, a região é um dos principais polos turísticos do eixo Rio-São Paulo.
Conheça mais sobre a história e as atrações desse paraíso natural.
Visconde de Mauá fica localizada na Serra da Mantiqueira, a três horas de carro vindo do Rio de Janeiro e seis de São Paulo. A região fica a incríveis 1,2 mil metros de altitude em relação ao nível do mar.
Continua depois da publicidade
Por ser tão alta e estar no meio da serra, Visconde atrai muitos turistas com sua natureza exuberante e as diversas trilhas e cachoeiras. Entre as mais famosas estão a Cachoeira do Escorrega, com um tobogã natural, e a Cachoeira do Véu da Noiva.
Para chegar nelas, o local conta com várias trilhas, perfeitas para quem curte uma aventura. Já para os menos aventurados, é possível contratar passeios de quadriciclo ou cavalo.
A região é composta por três vilas: Mauá, Maringá e Maromba, e os diversos vales entre elas. Maringá possui um centrinho mais movimentado e uma intensa vida noturna, com artistas tocando pelas ruas.
Continua depois da publicidade
Já a de Maromba possui um centro mais modesto e diurno, mas dá acesso para as cachoeiras e é a preferida dos aventureiros.
As comidas típicas de Visconde de Mauá, oferecidas nos mais diversos restaurantes, são o pinhão e o peixe de água doce truta, conhecido por sua carne macia e saborosa. Festivais como o Festival da Truta e a Temporada da Truta celebram esse delicioso pescado.
Hospedagem não é problema, pois o local conta com mais de 100 pousadas, hotéis e estalagens. É recomendado que o turista leve dinheiro vivo, pois o local não possui caixas eletrônicos e o sinal é fraco na região.
Continua depois da publicidade
O clima tropical de altitude garante invernos frios, com temperaturas chegando a 8º, e o verão é bastante chuvoso, principalmente no período da tarde. Programe-se para não ser pego de surpresa.
O nome da região vem de Irineu Evangelista de Sousa, o famoso Barão e depois Visconde de Mauá. O magnata industrial recebeu do Império Brasileiro as terras em 1870, para a exploração de madeira e carvão vegetal.
Tanto Irineu quanto seu filho, Henrique, fizeram tentativas de estabelecer no local um núcleo colonial e trazer imigrantes para trabalhar nas terras brasileiras. As tentativas não deram certo, e os colonos retornaram ao país de origem, com exceção de alguns alemães.
Continua depois da publicidade
A verdadeira fama da região de Visconde de Mauá chegou em 1980, quando os hippies descobriram o local com a atmosfera de conto de fadas. Desde então, o local se estabeleceu como polo turístico, aparecendo inclusive em novelas como Haja Coração.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade