Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Especialistas recomendam não deixar a Air Fryer colada na parede para garantir uma ventilação adequada | Imagem feita com IA
A segurança residencial no Brasil é uma preocupação constante. A população tem o hábito de deixar carregadores na tomada antes de sair de casa ou fazer gambiarras. Mas, essas práticas representam risco e podem causar um incêndio na casa. Por isso, é essencial estar atento aos cuidados necessários.
Continua depois da publicidade
Saiba quais são os aparelhos que precisam ser desligados antes de sair de casa, segundo especialistas.
Luis Henrique Bernardo, professor do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, disse ao portal Gaúcha ZH que a Air Fryer precisa ser desconectada da tomada assim que a pessoa sai de casa.
“Devido ao intenso aquecimento, há risco de incêndio ou danos a componentes elétricos se não for desligada corretamente”, explicou.
Continua depois da publicidade
Já a cafeteira, quando deixada ligada na tomada por muito tempo, pode danificar a resistência interna. O que causa prejuízo ao eletrodoméstico, ou pior, incêndio.
Outros produtos também merecem atenção como sanduicheira, grill elétrico, secador de cabelo ou chapinha, ferro de passar roupa e torradeira.
Muito populares, as extensões concentram uma grande quantidade de energia e podem gerar um curto. Observe as especificações técnicas de cada produto ligado e não use muitos aparelhos ao mesmo tempo. Ao sair de casa, ela deve ser desligada.
Continua depois da publicidade
O mesmo cuidado vale para benjamins. A pessoa pode sofrer um choque ou ter que lidar com um incêndio, explica Marcos Crivelaro, professor de engenharia da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista ) ao Uol.
Além disso, equipamentos que consomem mais energia como geladeira, ar-condicionado, chuveiro e outros precisam de circuitos próprios para evitar o superaquecimento.
Mesmo com um tamanho pequeno, o carregador do celular, tablet ou notebook pode representar um grande risco quando deixado na tomada por muito tempo sem supervisão.
Continua depois da publicidade
Especialistas da Phone House (empresa técnica de celulares), afirmam que esses objetos são causas comuns de incêndios residênciais.
Com apenas um curto-circuito ou pico de energia o carregador pode causar uma grande explosão. O recomendado é desconectá-lo antes de sair.
Porém, a atenção maior é para carregadores falsificados. A chance de produtos originais entrarem em curto é quase mínima.
Continua depois da publicidade
"Isso pode acontecer se for carregador pirata. O carregador original só fornece energia se está conectado [ao celular], os outros não têm nenhuma proteção", explica João Carlos Fernandes, professor de engenharia elétrica e de computação do Instituto Mauá de Tecnologia ao Uol.
Ambientes secos: deixe o produto sempre em um lugar longe de água ou fique atento para que ele não se molhe. O líquido pode causar choque elétrico.
Cabos ou plugues: evite usar cabos desgastados ou plugues danificados. Em caso de deterioração, vale comprar outro ou chamar um eletricista profissional.
Continua depois da publicidade
Tomadas: Não sobrecarregar as tomadas é uma dica importante. Evite conectar vários aparelhos em uma só, e se tiver a necessidade de precisar conectar um outro, verifique a amperagem da tomada.
Disjuntor de corrente residual: é indispensável o uso de um disjuntor para cortar a energia em caso de vazamentos elétricos.
Portanto, cuidados diários são importantes para que você não perca nenhum produto ou coloque em risco a sua casa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade