Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Moradores dessa cidade possuem relação íntima como o Tietê | Imagem: kademo/wikimedia commons
Imagine um rio Tietê tão limpo que você pode até nadar, fazer castelos de areia em suas margens ou dar um passeio de barco? Esse sonho se torna realidade em uma cidade do interior de SP, a apenas quatro horas de carro da capital.
Continua depois da publicidade
Estamos falando da Estância Turística de Barra Bonita, cidade que já foi considerada uma das 10 melhores cidades para se viver em São Paulo. Com apenas 35 mil habitantes, esse município atrai milhares de turistas com suas belezas e atrações.
Entre elas está o passeio de barco pela eclusa do Rio Tietê, uma espécie de “elevador de barco” que mostra o quão incrível a engenharia humana pode ser. Conheça melhor sobre Barra Bonita e saiba o que você pode fazer lá.
A eclusa faz parte da Hidrelétrica de Barra Bonita, e foi inaugurada em 1973 como parte do projeto de hidrovia Tietê-Paraná. Diferente da maioria de outros rios, o Tietê corre para o continente e seu desaguar ocorre no Rio Paraná, que logo chega na grande bacia do Prata.
Continua depois da publicidade
A eclusa possui um desvio de altura de 25 metros. Ela enche de água para fazer as embarcações subirem para o nível mais alto, e esvazia para os barcos descerem. A subida leva cerca de 12 minutos e atrai 15 mil turistas por mês.
É uma experiência impressionante, principalmente para quem não conhece os mecanismos da eclusa, e quem não possui dimensão do tamanho de uma hidrelétrica por nunca ter visto de perto.
Além do famoso passeio de barco, a cidade também oferece outros atrativos turísticos, e boa parte dos hotéis do município oferece experiência de resort.
Continua depois da publicidade
O Memorial do Rio Tietê, localizado no Centro Cultural da cidade, mostra com imagens e relatos toda a história desse que é o rio mais importante para o Estado de São Paulo. A cidade também conta com teleférico, kartódromo e até pedalinho na Praça Waldemar Lopes Ferraz.
Já o artesanato e a culinária se destacam como patrimônios imateriais da cultura na orla do rio. Muitos pratos únicos foram inclusive inventados pelos barra-bonitenses.
Barra Bonita era famosa por ser a primeira cidade em que a água é nadável depois da região metropolitana de São Paulo, mas a situação pode estar mudando. A culpa é dos aguapés ou jacintos-de-água.
Continua depois da publicidade
Essas plantas aquáticas se proliferam no rio, atrapalhando a navegação e tornando a água verde. A proliferação está relacionada a fatores climáticos e biológicos, segundo a Auren Energia, que controla a Hidrelétrica de Barra Bonita.
Mas mesmo sem os aguapés, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo não recomenda beber a água do rio Tietê nem mesmo em Barra Bonita. Tome cuidado quando for brincar no rio!
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade