Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Conheça as maiores falhas que costumam adulterar o resultado da medição | Freepik
Com milhões de brasileiros sofrendo de hipertensão, medir a pressão arterial em casa virou um hábito recorrente no país.
Continua depois da publicidade
Além de ajudar no acompanhamento de problemas já diagnosticados, fazer o automonitoramento pode facilitar a descoberta de doenças com antecedência.
Mas existem erros comuns que podem alterar o resultado da leitura e provocar transtornos como diagnóstico errado e tratamentos inadequados.
Para fugir deles, fique por dentro de quais são as atitudes a se evitar ao monitorar a pressão arterial.
Continua depois da publicidade
Engana-se quem pensa que basta ficar parado para medir a pressão da forma certa, pois a primeira coisa que você deve se atentar é com a postura. Sentar-se com as pernas cruzadas, por exemplo, pode aumentar a pressão das veias nas artérias e, portanto, alterar o resultado.
Segundo o guia de automonitoramento da Clínica Mayo (EUA), o ideal é sempre se sentar em um lugar calmo, com o manguito (a braçadeira inflável que envolve o braço) na altura do coração, pois a gravidade pode alterar artificialmente a leitura do aparelho tanto para baixo quanto para cima.
A clínica também não recomenda fazer a leitura com o braço coberto de roupas apertadas. Por isso, escolha blusas leves ou até sem manga comprida. Além disso, lembre-se de que o manguito deve estar dois centímetros longe da pele.
Continua depois da publicidade
O movimento do corpo também é detectado pelo aparelho como pressão alta, então permaneça parado durante todo o processo de medição.
Além da posição incorreta, muitos outros erros podem mudar o resultado. Por exemplo, fazer a medição logo depois da atividade física é contra-indicado, pois a pressão arterial permanece alta por um período de tempo após você caminhar, correr, realizar tarefas domésticas, etc.
O mesmo vale para o consumo de café, cigarro e bebida alcoólica. A recomendação geral é evitar essas substâncias por pelo menos 30 minutos antes do procedimento.
Continua depois da publicidade
Caso você sinta que cometeu alguma dessas falhas, a Clínica Mayo recomenda reiniciar o processo de medição para ter certeza de que o segundo resultado não foi muito diferente do primeiro.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade