Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
A cerca de 377 quilômetros de Goiânia, Serranópolis é conhecida por suas riquezas naturais e culturais | Reprodução YouTube/Vida de Mochila
Recentemente, Serranópolis, no sudoeste de Goiás, começou a chamar atenção nas redes sociais com vídeos que acumulam milhares de visualizações.
Continua depois da publicidade
O interesse cresce por causa das cachoeiras de águas cristalinas e das grutas que guardam vestígios arqueológicos milenares.
Um dos destaques da região é a Gruta do Diogo. De acordo com a prefeitura, ali já foram encontradas pinturas e gravuras rupestres, além do esqueleto apelidado de “Zé Gabiroba”, com mais de 11,5 mil anos.
Essa descoberta faz parte de um vasto patrimônio arqueológico: Serranópolis conta com 42 sítios catalogados, registrando ocupações humanas que abrangem mais de 550 gerações.
Continua depois da publicidade
O município de Serranópolis, localizado a cerca de 377 quilômetros de Goiânia, também é conhecido por suas riquezas naturais e culturais.
Segundo o fotógrafo Tiago Araújo, que registra a cidade em imagens, ela ainda precisa ser mais reconhecida pelo seu potencial turístico.
"A cidade é riquíssima em cachoeiras, pousadas, olho d'água, mirantes, trilhas. É uma cidade do ponto de vista cultural e arqueológico extremamente importante", disse Araújo em entrevista ao g1.
Continua depois da publicidade
Serranópolis, terra natal de Rodrigo Oliveira, ainda guarda riquezas pouco exploradas pelos próprios goianos.
Condutor turístico e estudante de história na Universidade Federal de Jataí (UFJ), Oliveira ressalta a necessidade de maior incentivo do poder público para divulgar o turismo dentro do estado.
Segundo ele, grande parte dos visitantes vem de fora de Goiás, geralmente grupos de trilheiros e amantes do ecoturismo.
Continua depois da publicidade
"Nós não recebemos muitos turistas das cidades vizinhas. O que temos de turismo acontece por conta da Associação dos Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis e dos guias particulares", explicou ao g1.
“Tivemos o vídeo do olho d'água, da pousada das Araras, que viralizou no Tik Tok, mas o turismo segue incipiente".
Serranópolis conta com outras duas cavernas que abrigam sítios arqueológicos, além de várias cachoeiras, como a do Canguçu, e o Porto das Antas, conhecido por suas belezas naturais e pela possibilidade de observar a vida selvagem.
Continua depois da publicidade
Apesar disso, a caverna continua sendo o principal atrativo arqueológico da região. O acesso só é permitido com acompanhamento de guia, já que se trata de uma área de estudo protegida.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade