Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Saiba como o consumo frequente de batata-doce pode turbinar o seu bem-estar e proteger contra doenças | Freepik
Incorporar a batata-doce ao cardápio é um hábito simples, mas poderoso para quem busca melhorar o bem-estar, prevenir doenças e turbinar a alimentação saudável. Rica em nutrientes essenciais, o tubérculo conquistou espaço nas mesas brasileiras e no radar da ciência.
Continua depois da publicidade
Com baixo índice glicêmico, alto teor de fibras e vitaminas fundamentais, a batata-doce faz diferença na saúde, aliando sabor, praticidade e múltiplas formas de preparo. Veja como cada benefício pode impactar seu dia a dia!
Além de ser facilmente encontrada em feiras e mercados, a batata-doce atravessou gerações por seu sabor marcante e versatilidade. Hoje, estudos mostram que ela contribui desde a digestão até a prevenção de doenças graves.
A batata-doce é uma fonte abundante de vitaminas A, C e E, além dos minerais potássio, magnésio e ferro. Esses nutrientes são o segredo para pele renovada, olhos saudáveis e um organismo mais forte.
Continua depois da publicidade
Seu baixo índice glicêmico evita picos rápidos de açúcar no sangue. Por isso, é uma excelente escolha para quem convive com diabetes ou quer prevenir a doença. Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), mais de 530 milhões de adultos vivem com a condição no mundo, número que pode chegar a 640 milhões até 2030.
O potássio e as fibras presentes neste tubérculo também contribuem para a saúde cardiovascular. Um estudo publicado no Brazilian Journal Development destaca o papel do potássio na regulação da pressão arterial — e a batata-doce é fonte desse mineral.
Rica em fibras, ela promove o bom funcionamento intestinal e facilita a digestão. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), adultos devem consumir pelo menos 25 g de fibras por dia. Elas são essenciais para evitar a constipação e garantir o processo digestivo eficiente.
Continua depois da publicidade
A vitamina A contida na batata-doce atua nas barreiras de defesa do corpo e na resposta imune. Já a vitamina C reforça as células de defesa. Como explica a farmacêutica Luciana Rocha: “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”.
As fibras da batata-doce prolongam a sensação de saciedade. Segundo a nutricionista Roberta Stella, “as fibras proporcionam maior saciedade e fazem com que o esvaziamento gástrico seja feito em um maior tempo. Assim, a sensação de fome demora a surgir e, consequentemente, pode levar a uma menor ingestão alimentar”.
Esses benefícios só reforçam o valor desse alimento. O consumo frequente pode ser um passo simples para melhorar a alimentação de toda família.
Continua depois da publicidade
As vitaminas A e E, junto aos antioxidantes, atuam na proteção contra os danos dos radicais livres, colaborando para uma pele mais jovem e radiante. Além disso, contribuem para a renovação celular.
O betacaroteno, convertido pelo corpo em vitamina A, é um grande aliado da visão. Um estudo do National Eye Institute dos EUA, publicado na revista JAMA Ophthalmology, mostrou que a combinação de zinco, betacaroteno e vitaminas C e E pode reduzir até 25% o risco de perda de visão causada por degeneração macular relacionada à idade.
Com tantas vantagens, vale variar o consumo deste tubérculo:
Continua depois da publicidade
Aproveite a facilidade de preparo e a versatilidade da batata-doce para tornar o cardápio mais saudável sem abrir mão do sabor. Um ingrediente simples, mas transformador para a saúde de quem busca viver melhor a partir da alimentação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade