Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
As larvas podem infestar as bebidas da cafeteira | Foto gerada por IA
Imagine a cena: você oferece café para uma visita e, quando ela vai beber, percebe várias larvas nadando na bebida. Essa situação é mais provável do que você imagina e pode facilmente acontecer nas máquinas de café expresso em formato de cápsula.
Continua depois da publicidade
As larvas e insetos são atraídos por restos de bebidas que ficam acumulados em áreas onde é quase impossível limpar. A higienização completa da cafeteira é dificultada por seu formato irregular e cantos pequenos.
Dayhana, de Minas Gerais, abriu uma reclamação no site Reclame Aqui afirmando que, mesmo com as limpezas corretas indicadas pela fabricante, sua cafeteira Três Corações estava infestada de larvas.
“Estou totalmente insatisfeita, pois esses bichos nojentos podem prejudicar minha saúde”.
Continua depois da publicidade
Muitos consumidores utilizam as redes sociais para denunciar a presença de larvas nas cafeteiras. Os vídeos reproduzidos mostram a situação real das máquinas, que acumulam sujeira em partes específicas, onde o manual de instrução não indica a limpeza.
No site Reclame Aqui, uma marca é campeã de reclamações nos últimos anos. As cafeteiras da Três Corações frequentemente viram pauta na plataforma, onde os clientes mostram sua insatisfação e esperam um posicionamento da empresa.
Vcs que ficam usando capuccino nas cafeteiras, fiquem de olho nas larvas. pic.twitter.com/2OIUlMBPWr
Continua depois da publicidade
Diego, de Recife, diz que as larvas foram uma surpresa desagradável. “Depois de algum tempo de uso, sempre percebia um cheiro estranho da máquina. Quando fui limpá-la, vi que o equipamento estava cheio de larvas e moscas”.
“Todas as vezes que uso, tiro as cápsulas e faço a higienização correta, conforme manual. Lavo todo o compartimento onde vai a cápsula e qualquer lugar onde possa ter caído algum líquido”, diz Dayhana.
Mesmo com todo o cuidado, sua máquina também apresentou infestação de larvas.
Continua depois da publicidade
Cada modelo e marca de cafeteira traz instruções específicas de como higienizar corretamente a máquina. Em geral, as fabricantes recomendam a retirada da cápsula usada e a higienização de seu compartimento, além da lavagem diária do reservatório de água.
Esses cuidados, no entanto, podem não ser suficientes. Também é fundamental prestar atenção na umidade da cafeteira, principalmente na área das cápsulas. Depois de lavar, tenha certeza que todos os cantos estão completamente secos antes de colocar de volta no lugar.
Seguir essas instruções e manter o ambiente da máquina sempre limpo — sem açúcar exposto ou migalhas espalhadas — é importante para evitar o surgimento de larvas. Apesar disso, não é garantido que elas não irão aparecer. Caso aconteça, entre em contato com a fabricante e relate a situação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade