Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Lavras possui atrativos vibrantes e uma economia diversificada, com educação, agronegócio e comércio de destaque | Wikimedia Commons
Localizado a 230 km da capital mineira, Lavras, ao sul do estado, é conhecida como a "Terra dos Ipês" e possui a qualidade de vida alta e uma tradição educacional fortalecida.
Continua depois da publicidade
O destino é ideal para quem busca tranquilidade, boas oportunidades e vivenciar a natureza.
Abaixo, conheça mais atrativos sobre a cidade e por que visitá-la.
Próxima de Varginha e São João del Rei, a cidade possui atrativos vibrantes e uma economia diversificada, com educação, agronegócio e comércio de destaque.
Continua depois da publicidade
Com um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,782, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, a cidade possui uma economia movida principalmente pela educação superior, agronegócio e serviços, conforme a Prefeitura de Lavras.
A população é de cerca de 110.682 pessoas, segundo o IBGE. A cidade oferece infraestrutura completa, com hospitais, boas escolas e comércio diversificado. Na região da Universidade Federal de Lavras e em áreas residenciais, a segurança é reforçada.
Destaque da cidade, a educação é fortalecida pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), reconhecida nacionalmente em ciências agrárias e referência nacional em ensino superior e pesquisa. Mais de 13 mil estudantes residem na cidade, criando ambiente jovem e dinâmico.
Continua depois da publicidade
O nível de escolarização entre os jovens de 6 a 14 anos atinge 99,4%, segundo IBGE.
Com clima ameno e infraestrutura de boa qualidade, a cidade é um dos destaques de Minas Gerais.
Um dos principais destaques fica para a Serra da Bocaína, que encanta com trilhas ecológicas e vistas panorâmicas da região. É destino imperdível para amantes de natureza, segundo o portal Melhores Destinos.
Continua depois da publicidade
Dentro da UFLA há um Jardim Botânico com coleções de plantas nativas e exóticas em área de preservação, além de trilhas educativas e visitas guiadas.
Com atração ao ar livre também já a Praça Dr. Augusto Silva, coração da cidade, com diversos casarões e comércio tradicional. Abriga ainda alguns eventos culturais, como o Festival do Inverno, que reúne música, gastronomia e artesanato.
Para fãs de cachoeiras, o Parque Quedas D'Água oferece, além das cachoeiras propriamente ditas, algumas áreas de lazer. Piqueniques e caminhadas podem ser realizadas tranquilamente em meio à natureza.
Continua depois da publicidade
A culinária típica tem destaque para o feijão tropeiro, frango com quiabo e doces caseiros. A Casa da Cultura mantém programação regular com teatro, cinema e oficinas artísticas e durante a Semana da Consciência Negra promove debates, apresentações culturais e exposições que celebram a diversidade.
Lavras conquistou o apelido de "Terra dos Ipês" pela abundância das árvores deste tipo espalhadas pelas ruas e praças. Durante a floração, entre julho e agosto, a cidade se transforma com ipês-amarelos, roxos e brancos colorindo a paisagem.
Iniciada entre as décadas de 1960 e 1970, a tradição de plantar os ipês surgiu como iniciativa da prefeitura e dos próprios moradores.
Continua depois da publicidade
Atualmente, milhares de unidades da árvore deixam as avenidas e parques ainda mais encantadores, fazendo com que virem símbolo da identidade lavrense.
O Festival do Ipê serve como forma de celebrar esta beleza natural com programação cultural, fotografia e passeios ecológicos. É comum que alguns turistas cheguem especialmente para registrar a floração que encanta a região sul mineira.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade