Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Aprenda a armazenar os alimentos na sua geladeira | Freepik
Ao acabar uma refeição, é muito comum que as panelas sejam guardadas diretamente na geladeira, ao invés das sobras de alimentos serem armazenadas em outros recipientes. Esse hábito cômodo pode ser prejudicial para os utensílios e para você.
Continua depois da publicidade
A princípio, o único problema que encontram em guardar a panela na geladeira é a diferença de temperatura. Mesmo que você deixe o recipiente esfriando, isso não é a única questão, porque ele pode acabar contaminando os alimentos de qualquer forma.
“Como a tampa não fecha de maneira hermética, a panela não vai preservar adequadamente o alimento, podendo haver a contaminação por micro-organismos presentes no refrigerador”, explicou a nutricionista Marli Brasioli à Folha de S.Paulo.
"Materiais como vidro, cerâmica e pedra são mais suscetíveis a choques térmicos devido à sua fragilidade e baixa condutividade térmica”, diz a professora Viviane Tavares de Moraes, em entrevista à Folha.
Continua depois da publicidade
Ela explica que esses materiais, “quando submetidos a variações bruscas de temperatura, podem acumular tensões internas que resultam em fratura".
Para panelas de metal, por exemplo, essa transição do frio para o quente não traz grandes malefícios.
Panelas de metal podem riscar as superfícies de plástico e vidro das prateleiras do aparelho, causando danos estéticos e funcionais que podem comprometer sua durabilidade.
Continua depois da publicidade
Além disso, o contato de certos materiais com a umidade constante do ambiente pode causar corrosão ou manchas, que impactam na aparência e eficiência do refrigerador.
Ao guardar um recipiente quente na geladeira, também há um prejuízo no seu funcionamento.
O calor liberado pela panela vai aumentar a temperatura ambiente do refrigerador, e o motor irá fazer um esforço muito maior para reestabelecer a temperatura correta, o que pode sobrecarregar o sistema.
Continua depois da publicidade
Você deve guardar seu alimentos em potes de vidro ou plástico livre de BPA (bisfenol), com tampas herméticas. Quando finalizar o preparo do alimento, não espere ele esfriar completamente para armazenar, quando parar de sair vapor é o suficiente.
Priorize deixar os alimentos nas prateleiras de cima, onde o prazo de validade para o alimentos na geladeira pode ser de até três dias, segundo a nutricionista.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade