Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Bosque Maia é o maior parque urbano de Guarulhos e reúne lazer, trilhas e eventos culturais | Freepik
Procurar um respiro de natureza sem sair da Região Metropolitana de São Paulo é mais fácil do que parece. Guarulhos, segunda maior cidade da Grande São Paulo, reúne parques municipais, unidades de conservação estadual e áreas de preservação que oferecem trilhas, ciclorrotas e mirantes com vista privilegiada.
Continua depois da publicidade
Com quase 1,3 milhão de habitantes, segundo o IBGE, o município mantém uma das maiores faixas de mata atlântica preservada da região. Os parques funcionam como refúgio para quem busca lazer, prática de esportes, bem-estar e contato com o verde.
Criado em 1974, o Bosque Maia — oficialmente Recanto Municipal da Árvore — é o maior parque urbano de Guarulhos. Com ciclovias, pistas de caminhada, áreas de lazer e programação cultural frequente, o local se tornou ponto de encontro de famílias, esportistas e visitantes.
Uma das maiores áreas de mata tropical urbana do mundo, o Parque Estadual da Cantareira se estende por Guarulhos, Mairiporã, Caieiras e São Paulo. São mais de 15 trilhas, como a famosa Pedra Grande, que leva a um mirante com vista panorâmica.
Continua depois da publicidade
Para visitar áreas específicas, como Engordador e Águas Claras, é necessário comprar ingresso e agendar a visita. Os valores variam de R$ 30 a R$ 60.
Além de ser um dos pontos mais altos de Guarulhos, o Morro do Nhangussu é um sítio arqueológico com rochas pré-históricas e registros do período colonial, quando foi um dos primeiros locais de extração de ouro do Brasil.
O acesso pode ser feito de carro até o mirante ou por trilha. Na entrada, o bar “Quintal do Nhangussu” recebe visitantes e ciclistas.
Continua depois da publicidade
**Texto com informações da Agência Mural.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade