Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Sob o céu limpo do interior paulista, é possível ver até 5 mil estrelas a olho nu, segundo o INPE | Reprodução Youtube | Nature Relaxation Films
Durante a noite, observar as estrelas no céu de São Paulo é difícil. A poluição atrapalha, deixando o céu turvo, possibilitando ver apenas alguns pontos espalhados. Porém, no interior do Estado, inúmeros astros ficam visíveis durante a noite.
Continua depois da publicidade
Seja para levar o par romântico, aproveitar como um grande amante de astronomia, ou somente observar essa paisagem icônica, ir ao planetário é uma experiência única. Essas três cidades têm espaços pouco conhecidos pelos paulistanos para observar o céu noturno.
Considerado um dos mais completos planetários do Brasil, o Planetário Ceu em Brotas, no interior paulista, permite que visitantes explorem planetas distantes e nebulosas através dos seus diversos telescópios.
O espaço conta com uma cúpula para observar o céu e um planetário digital, sistema que projeta o céu noturno em uma cúpula esférica. Essa tecnologia permite experiências imersivas e educacionais.
Continua depois da publicidade
O Centro funciona há mais de 20 anos e conta ainda com uma caverna — espaço subterrâneo — e uma estação meteorológica para coleta de dados. O planetário fica localizado na Rua Emílio Dalla Dea Filho, portão 4.
O maior telescópio do estado de São Paulo fica no município de Amparo, a 138 km da Capital. Com cerca de mil metros de altitude, a localização desse polo é estratégica para que os amantes de astronomia consigam ver com facilidade o céu estrelado.
Durante noites de céu limpo, no inverno, visitantes dizem que é possível ver a Via Láctea a olho nu. Próximo da Serra da Mantiqueira, o lugar tem 60 mil metros quadrados e também conta com um planetário digital.
Continua depois da publicidade
Em 2024, o espaço ganhou novos telescópios refratores (utilizam lentes) e refletores (utilizam espelhos). O polo fica localizado na Rodovia Benvenuto Moreno, km 29.
Esse planetário também fica a mil metros de altitude e conta com um radiotelescópio, ferramenta que permite captar “sons” do Universo ao vivo. Telescópios e um espaço para admirar o céu noturno a olho nu também estão presentes.
O Maas fica dentro do Parque Pico das Cabras, que conta com uma área de biologia, esportes e cultura. Localizado na Estrada do Capricórnio, s/n - Joaquim Egídio, Campinas.
Continua depois da publicidade
Antigamente, era comum que as pessoas se guiassem pelas estrelas. Prática incomum hoje não só pelas evoluções tecnológicas, mas também pela grande quantidade de poluição no céu das grandes cidades.
Porém, todo o conhecimento de astronomia deixado pode ser aprendido em um desses planetários.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade