A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 21 Julho 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta Gazeta Mais Seta

Dicas da Gazeta

Vegetal esquecido da horta ajuda a perder peso e melhorar a digestão; saiba qual

Pouco consumido em algumas regiões do Brasil, esse vegetal é rico em fibras e minerais

Gabriela Barbosa

03/06/2025 às 14:15  atualizado em 03/06/2025 às 14:16

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Esse alimento é um tesouro de nutrientes que ajudam várias órgãos do corpo

Esse alimento é um tesouro de nutrientes que ajudam várias órgãos do corpo | Imagem gerada por IA

Quem tem prisão de ventre sabe que alguns alimentos ajudam muito na digestão. Mamão, laranja, couve e outros já são conhecidos por suas propriedades digestivas. Mas existe um vegetal tão bom quanto esses que fica esquecido na horta: o maxixe.

Continua depois da publicidade

O maxixe é um vegetal da família das cucurbitáceas, a mesma do pepino, abóbora e melão. Ele é rico em fibras e minerais que auxiliam não só na digestão, mas também na perda de peso e no controle da glicemia.

Além dos benefícios, o vegetal também possui um sabor único pouco explorado na culinária do dia a dia. Ele adiciona um belo sabor ácido aos pratos e pode ser usados em saladas, moquecas e ensopados. 

Benefícios do maxixe

O maxixe é um grande aliado na alimentação saudável. Por conter boa quantidade de fibras, ele favorece o funcionamento do intestino e combate a prisão de ventre. Essas propriedades também geram uma sensação de saciedade, auxiliando no processo de emagrecimento.

Continua depois da publicidade

Rico em magnésio, potássio e cálcio, o vegetal é ótimo para manter a saúde do coração, dos músculos e dos ossos. Ele também tem propriedades antioxidantes, como a vitamina C, que previne o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.

Para quem é diabético, o maxixe é uma ótima opção para entrar na dieta. As fibras e o baixo índice glicêmico do vegetal ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de glicemia. Ele também é uma ótima fonte de hidratação, pois é composto por 95% de água.

Como encaixar no dia a dia

Apesar de ser da família dos pepinos, o maxixe não deve ser consumido cru. Para saladas, você deve cozinhá-lo rapidamente no vapor antes de servir. Também é importante retirar os “espinhos” que envolvem a casca do maxixe antes de cozinhar.

Continua depois da publicidade

O sabor do vegetal combina com azeite, coentro, pimentões e até leite de coco, dependendo da receita, segundo o site culinário Tudo Gostoso. Com essa combinação, é possível fazer de ensopados a moquecas, que ficarão deliciosos e muito nutritivos. 
 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados