Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Dicas para mudar seu hábito e resistir. | Imagem: piqsels
Refrigerantes são bebidas viciantes. Cheios de açúcar e conservantes, eles são feitos para fazer você querer mais. Mas essas cinco dicas simples podem te fazer largar a mão deles de vez!
Continua depois da publicidade
Segundo o IBGE, em 2019 o consumo de refrigerantes em adultos chega a 15 milhões de litros por dia, e é o sexto alimento preferido dos brasileiros. A bebida, consumida em excesso, é vilã de quem quer manter o corpo em forma, pela quantidade imensa de glicose que ela contém.
Seguindo essas dicas você pode evitar “escapadas” na dieta e se livrar do hábito de refrigerante.
Angelo Daher é nutricionista da Science Play e contou alguns detalhes sobre a bebida para o portal Sport Life:
Continua depois da publicidade
“Refrigerante é uma bebida que não tem valor nutricional, não tem proteína, não tem vitaminas e nem sais minerais. Uma caloria vazia geralmente composta principalmente por açúcar, sódio e uma série de substâncias químicas”, afirmou.
Entre as substâncias comuns no refrigerante está o corante caramelo IV, que pode ser cancerígeno se ingerido em altas quantidades. A primeira dica para parar de tomar refrigerante é simplesmente matar a fome.
Conforme afirma Daher, o corpo pede por açúcares simples por estar com fome. Uma ótima maneira de combater isso é simplesmente evitar ter fome.
Continua depois da publicidade
“Não fique muito tempo sem comer. Fazer de quatro a cinco refeições por dia bem equilibradas pode ser uma excelente maneira de evitar o consumo de refrigerantes”.
Pode parecer óbvio, mas se manter fisicamente longe de refrigerantes te ajuda a cortar o consumo. Se você já não tiver na geladeira de casa, dificilmente vai sair só para comprar.
“O que os olhos não veem, a vontade passa longe. Não tendo o refrigerante na sua geladeira não será um hábito seu estar sempre ingerindo”, contou Daher.
Continua depois da publicidade
Experimente outras bebidas para achar substitutos inteligentes e saudáveis para os refrigerantes: boas opções incluem sucos e águas gaseificadas:
“Troque o refrigerante por águas e saborizadas com limão ou laranja, chás gaseificados ou kombucha”, sugere Angelo Daher.
Mudar hábitos é sempre trabalhoso. Segundo o neurocirurgião Maxwell Maltz, o cérebro leva 21 dias para se adaptar a uma mudança, e o começo é sempre mais complicado. Por isso persista!
Continua depois da publicidade
“Com o tempo, suas papilas gustativas cessarão de desejar sabores super doces, de modo que seu desejo por refrigerante diminuirá. Além disso, conforme a pessoa se ajusta a menos açúcar e doces, torna-se cada vez mais fácil beber menos refrigerantes”, explica Daher.
A última dica pode ser clichê, mas praticar exercícios físicos pode aliviar a compulsão do corpo pelo consumo de açúcar.
“A prática regular de exercícios conserva a saúde, previne doenças, mantém o bem-estar emocional, libera hormônios importantes para o corpo, e proporciona o bem-estar no qual você busca no consumo de açúcar.” Finaliza Daher.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade