Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Uma xícara de agrião contém cerca de 85 g de vitamina K | Freepik
Apesar de ser muitas vezes esquecido na feira, esse alimento simples e acessível pode trazer benefícios poderosos para a saúde e até contribuir para a longevidade.
Continua depois da publicidade
O agrião foi classificado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, como o vegetal mais nutritivo do planeta.
De acordo com o portal grego Lady like, ao incluir o agrião em saladas, sanduíches e sucos, você fornece ao corpo compostos capazes de combater o estresse oxidativo.
Um dos mais importantes é o isotiocianato de fenetila (PEITC), que estudos relacionam à redução do crescimento de células cancerígenas e à ação anti-inflamatória.
Continua depois da publicidade
Uma xícara de agrião contém cerca de 85 g de vitamina K. Esse valor chega próximo da recomendação diária para adultos e é fundamental para a coagulação do sangue, saúde dos ossos e prevenção de doenças cardiovasculares.
O agrião é pobre em sal e livre de gorduras saturadas, fatores essenciais para manter o coração saudável. Além disso, minerais como cálcio, magnésio e potássio presentes no vegetal ajudam a reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol.
Graças à presença de luteína e zeaxantina, pigmentos encontrados na retina, o agrião pode reduzir o risco de degeneração macular, problema comum com o avanço da idade. Esses compostos atuam contra os danos oxidativos que afetam a visão.
Continua depois da publicidade
Para prevenir a osteoporose e manter a saúde óssea, o agrião fornece uma combinação poderosa de cálcio, potássio, magnésio e vitamina K. Essa união de nutrientes é especialmente importante após os 40 anos.
Pesquisas indicam que o agrião contém glucosinolatos e outros fitoquímicos associados à proteção contra o câncer, já que podem inibir o crescimento de células tumorais e estimular sua eliminação.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade